Pesquisa prevê crescimento no comércio para o Dia dos Namorados

Intenção de Compra evidencia um gasto de R$ 50 até R$ 100.

O Núcleo de Pesquisa CNEC – Sindilojas Gravataí-Inova Júnior realizou a pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Namorados, realizada entre os dias 20 de maio e 07 de junho de 2020. A técnica foi realizada, predominantemente, com pessoas na faixa etária entre 26 e 45 anos no município de Gravataí. Em virtude da pandemia, a pesquisa foi realizada de forma virtual. No total, 253 consumidores foram entrevistados, sendo a maioria o público feminino com 58,5% dos respondentes.

Conforme os resultados apontados, observa-se que a reabertura do comércio teve um reflexo muito positivo para a retomada da economia no município, onde 53% dos entrevistados tem preferência pela compra na loja física, de forma presencial, diferentemente do Dia das Mães, que no mês passado, 51% dos consultados preferiram realizar as compras via online.

Confira os principais resultados dos aspectos considerados durante a pesquisa:

Relacionamento afetivo: 87% disseram estar vivendo uma relação afetiva;

Grau de escolaridade: 63% estão acima do ensino médio;

Média de renda familiar: 57% possuem uma renda familiar mensal média de R$ 1.201 a R$ 3.500 estimada em dois salários mínimos;

Reside com parceiro(a): 54% afirmaram que sim;

Valor médio em cada presente: 42% de R$ 50 a R$ 100 e 23% de até R$ 200;

Valor total de presentes: predomina o valor de R$ 201 até R$ 300;

Forma de pagamento: 53% pretende pagar à vista o presente;

Forma de compra: 53% tem preferência por realizar a compra na loja física, seguindo as normas de vigilância sanitária 21,7% que desejam realizar a compra online.

Quem pretende presentear: 46% (116) informaram que irão presentear “namorado (a)” e 14,2% informaram que não irão comprar presentes na data, dentre estes apenas 1,6% encontravam-se em relacionamento afetivo;

Interferência da pandemia no consumo: 60% afirmam que a intenção de compra tem influência da situação de quarentena do COVID19 na cidade, que apresenta grande impacto econômico na cena atual;

Local de compra: 69% dos respondentes irão realizar suas compras no município de Gravataí e 11% irão realizar suas compras pela internet.

Artigos de Vestuário estão em primeiro lugar na escolha

Foi realizada uma pesquisa de múltipla escolha, a qual constatou que o maior número de presentes são os artigos de Vestuário 59% (Roupas e Sapatos), seguido por Gastronomia 32% e Flores 18%.

Os resultados apontam que o ticket médio de compra em cada presente é de R$ 50 a R$ 100 em 106 respondentes, o que representa 41,9% do total, seguidos por significativa parcela de 23,3% que pretende gastar até R$ 200,00.

O valor total a ser gasto nos presentes pelos entrevistados aponta que em sua maioria 41% vai consumir de R$ 201 até R$ 300 em presentes. Cabe-se ressaltar que há um número significativo, 30,8% que pretendem gastar de R$ 50,00 até R$ 150,00 no presente, para o Dia dos Namorados.

Em relação ao ano anterior, o consumo em gastos nos presentes de dia dos namorados será, em sua maioria, 41,1% menos que no ano de 2019 e 31,6% manterão a mesma média de consumo.

Rolar para cima