Amigos do Planeta

O Projeto Amigos do Planeta começou mudando a cultura empresarial do Sindilojas, criando uma série de práticas que preservam o meio ambiente a partir das mudanças de comportamento do indivíduo. Substituição do uso de copos descartáveis por canecas de cerâmica e outros materiais permanentes pelos colaboradores, é uma destas práticas.

Uso de papel produzido com bagaço de cana para a maioria do material impresso na casa, é outra. Coleta seletiva do lixo da sede e das subsedes da Morada do Vale e de Glorinha, uso racional de ar condicionado, iluminação e água, também fazem parte do dever de casa. Paralelamente, foram criadas outras formas de promover a preservação ambiental envolvendo associados e comunidade.

Confira a seguir as ações externas do Amigos do Planeta:

DIA DA MUDANÇA

O Sindilojas Gravataí acredita na força dos gestos simples, como forma de preservar o meio ambiente. Por isso criou o Dia da Mudança, realizado sempre no primeiro dia útil de cada mês.

A iniciativa distribui mudas de plantas diversas ao público atendido na data, em sua sede e nas subsedes da Morada do Vale, em Gravataí, e da cidade de Glorinha. Quem adota uma muda, deixa um cadastro que permite o acompanhamento futuro do desenvolvimento da mesma.

DESCARTE DE ELETRÔNICOS

Eletroeletrônicos em desuso estão tendo a destinação correta através de uma parceria que o Sindilojas Gravataí mantém com a Trade Recycle, empresa especializada neste serviço. A entidade recebe este tipo de sucata de toda a comunidade sem nenhum custo.

Em parceria com a Descarte Certo Sul o Sindilojas Gravataí também adicionou mais esta ação ambiental ao Projeto Amigos do Planeta.

COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

Para evitar que um resíduo comum a todas as residências, bares e restaurantes seja despejado no meio-ambiente, o Sindilojas Gravataí promove o recebimento de óleo de cozinha usado.

O material coletado é encaminhado para reciclagem através da parceria que a entidade mantém com a Ecológica, empresa especializada no ramo. Este serviço é aberto a associados e toda a comunidade, sem nenhum custo. Para descartar no Sindilojas, basta colocar em uma garrafa pet limpa e com tampa.

PONTO DE COLETA DE RECICLÁVEIS

O Sindilojas Gravataí é parceiro da Prefeitura Municipal na ação que visa a coleta seletiva solidária do comércio da região central da cidade. A atividade tem como principal objetivo a conscientização da comunidade sobre a importância da separação do lixo.

O Sindilojas cedeu um espaço que fica em frente da entidade para que seja um ponto de coleta. Todo lixo reciclado recolhido é colocado neste espaço e posteriormente é encaminhado ao destino correto.

A operação é uma iniciativa conjunta também da Secretaria de Governança e Comunicação e Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização – Cootracar, Projeto Amigos do Planeta do Sindilojas, a Associação de Trabalhadores em ofícios vários, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis – Atracar e Associação de Reciclagem Santa Rita – Arsari

Gostaria de participar de alguma das ações do Projeto Amigos de Planeta?