Live do Sebrae apresenta cases de empresas para superar a crise

Desafios do varejo para superar a crise.

O Sebrae realizou um circuito online com o tema “Histórias que inspiram – Empreendedores que estão se reinventando para superar a crise”, na noite desta quinta-feira (04-06), por meio de live transmitida pela página do facebook da entidade. O evento contou com a participação dos empresários do Criamigos de Gramado, Ferragem Thony e Unique Alfaiataria de Porto Alegre.

Um mundo de incertezas bate na porta das micro e pequenas empresas. O mundo do varejo está se reinventando para continuar empreendendo em meio à crise. Reaprender a empreender. Esta é a nova resposta que os novos tempos exigem. Os quatro empreendedores Verônicah Sella e Natiele Silveira da Criamigos, Ricardo Oliveira da Ferragem Thony e a Cristiane Boaretto da Unique Alfaiataria contam suas histórias e dão dicas de estratégias utilizadas para superar a mudança de comportamento do consumidor diante da pandemia.

Participaram também do bate-papo, os especialistas Fabio Krieger, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae RS e Rafael Guerra, gestor de Marketing e Comunicação do Sindilojas POA. O evento tem por objetivo discutir e trocar experiências sobre as medidas adotadas pelos empresários neste período de retomada da economia e contribuir para a superação de desafios de outros gestores do próprio negócio.

Entre as dicas apontadas pelos lojistas, estão a aceleração de estratégias de comunicação digital para aproximar o cliente do seu produto, o investimento no relacionamento e atendimento, e entender a realidade deste cliente frente ao momento atual. “O whatsapp foi um grande diferencial neste processo. Nos aproximamos muito mais do cliente e assim ele se sentiu mais seguro também”, comentou Verônicah.

O diretor da Ferragem Tony, Ricardo Oliveira, acredita no controle e cuidado com o fluxo de caixa, a redução de despesas e negociações com fornecedores. “Repensamos em novas estratégias na gestão de processos, de pessoas, de logística e de comunicação. Priorizamos por bom atendimento, preço justo, entrega confiável, além da busca constante por novos conhecimentos e informações. Isso já faz parte da nossa realidade. Estamos nos aprimorando mais sobre tecnologias digitais”, destacou.

Além de melhorar processos, os empreendedores afirmam que as principais mudanças que vieram para ficar pós pandemia são as medidas de higienização e a mudança de comportamento neste sentido. O diretor da Ferragem Tony enfatiza que o foco em higienização é um alerta de cuidados básicos com a saúde. Para a sócia do Criamigos, Verônicah Sella, o desafio foi transformar uma loja off-line em on-line. “Foi uma aceleração digital gigantesca. Estamos agora fazendo duas lives por semana, mostrar a experiência deste lado virtual para o cliente também é uma tendência”.

O alerta dos empreendedores é buscar se reinventar, observando o que outros segmentos ou estabelecimentos estão fazendo e de que forma o empresário pode utilizar determinada ação no seu negócio. Segundo o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, são excelentes dicas para a atual realidade. “Precisamos buscar soluções juntos neste contexto para ajudarmos uns aos outros”.

A live destacou outra dica para desenvolver a criatividade: Fazer alguma atividade física, entrar em contato com a natureza, consumir conteúdo, música e ter acesso a experiências que possam trazer novas ideias.

Acesse www.sebrae.rs/aoseulado e saiba como apoiar sua empresa.

Rolar para cima