Institucional

História do Sindilojas Gravataí

O Sindilojas Gravataí nasceu sem teto e sem chão

Conhecido hoje pela beleza e requinte de suas instalações, o Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas Gravataí), iniciou sua história “sem teto e sem chão”, como conta um dos fundadores, Albrecht Schott. A instituição aconteceu em 16 de setembro de 1962, durante reunião dos 21 sócios fundadores, na sede da Associação Comercial, Industrial e Rural de Gravataí. O encontro tinha a finalidade de compor uma diretoria provisória para a entidade, com o objetivo de definir as bases para a efetiva criação do Sindicato.

Em 21 de janeiro de 1963 o Sindilojas foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho, através da Carta Sindical, e firmou como fundador e primeiro presidente, Antônio Luz (In memoriam). Após um período de inatividade, o Sindilojas voltou a atuar com fortes propósitos em 1982, devido ao grande desenvolvimento comercial da cidade, que passou a cobrar a existência de um sindicato patronal atuante.

Em 11 de setembro de 1982, o presidente Antonio Luz e o empresário Albrecht Schott, convidaram empreendedores do setor, através de um Edital de Convocação, para uma Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de reativar o Sindicato.  A iniciativa foi aprovada por unanimidade e eleita uma Junta Governativa composta pelos empresários Claudio Leal Fernandes, Antonio Luz, Flávio Sabbadini (In memoriam), Nadir Carbonera, Antonio Guglielmi e Antonio Valdomiro Oliveira de Barros. O varejista Albrecht Schott, foi então empossado como presidente do Sindilojas.

Funcionou inicialmente junto à Associação Comercial, Industrial e Rural (atual Acigra). “Nascemos sem teto e sem chão. Nos acomodamos na Acigra, em um cantinho, junto a uma coluna, onde colocamos uma mesa e uma cadeira”, conta o ex-presidente Albrecht Schott.

Infraestrutura

Somente em 25 de maio de 1987 é que foi instalada a primeira sede própria do Sindilojas, por iniciativa do presidente Albrecht Schott, com o apoio financeiro da Fecomércio/RS. Foram adquiridas na época duas salas comerciais (totalizando 152m²), localizadas na Galeria Dom João Becker, no Centro de Gravataí. Em 2003, sob a presidência de Itamar José de Oliveira, a entidade começou a ampliar e modernizar suas instalações, ao acrescentar mais uma sala de 76m² a sua estrutura física. Dois anos depois, mais uma vez as instalações são ampliadas com mais uma sala de mesma medida, para acomodar os departamentos Médico e Odontológico. No ano de 2006, o Sindicato passou a ocupar 344m², ao acrescentar a sua estrutura física mais uma sala, esta de 40m².

Subsedes

Em 2007, o comerciante José Nivaldo da Rosa assumiu a presidência, prometendo dar visibilidade à entidade. Para atingir este objetivo e aproximar mais o Sindilojas dos associados estabelecidos em pontos mais distantes do Centro, em 2011 foi criada a Subsede Morada do Vale, localizada na rua Pedro Alvares Cabral, 880. A nova unidade foi instalada em um prédio remodelado, com um auditório para 60 pessoas, consultórios médico e odontológico e o Balcão de Atendimento Sesc/Senac.

Menos de um ano depois, chegou a vez dos associados da cidade de Glorinha contarem com a Subsede do Sindilojas. A estrutura instalada no município tem consultórios médico e odontológico, Balcão de atendimento Sesc/Senac, laboratório de informática e auditório com espaço para 40 pessoas, tudo isso dentro de 146,7m². A unidade está localizada na Avenida Pompílio Gomes Sobrinho, 23.961.

Nova Sede

Enquanto expandia o Sindilojas e o aproximava mais dos associados, o presidente José Rosa e sua diretoria adquiriram uma nova área no Centro, a fim de construir uma nova sede, que contemplasse o desenvolvimento da instituição. Com projeto da Torres & Bello Arquitetos e execução da Finger Engenharia e Construções, a nova sede foi inaugurada em 16 de setembro de 2012.

Os 2 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, abrigam a área de saúde do Sindilojas, com três consultórios odontológicos, um Clínico e de Medicina do Trabalho, e um de Psicologia e Nutrição; setores comercial, administrativo e de recepção, um plenário, a sala da presidência, três salas e um salão de eventos (disponíveis para locação), além de um espaçoso terraço e o estacionamento, localizado no subsolo do prédio.

Gestão e Atendimento

Com uma equipe de 38 colaboradores, o Sindilojas criou seu próprio modelo de autossustentabilidade e é mantido por associados efetivos, contribuintes, produtos e serviços. A diretoria é composta de 21 empreendedores, eleitos para uma gestão de quatro anos, presididos pelo varejista José Rosa, mais um grupo de diretores indicados pelo presidente e demais diretores, para representarem e divulgarem a entidade nos bairros.

Mais de 20 mil empresas do comércio de bens e serviços estão cadastradas pelo Sindilojas Gravataí, beneficiadas pela negociação das convenções coletivas e acordos trabalhistas – dissídio, definição do piso salarial do comércio, horário do comércio, abertura do comércio aos domingos, campanhas institucionais, promoções, produtos e serviços, etc. Atualmente, o Sindilojas possui mais de 3 mil associados.

Serviços

Seguindo as diretrizes de sua missão e visão, a entidade trabalha com uma rede de parcerias que disponibilizem serviços e mais de 300 produtos, entre eles convênios de plano de saúde, de medicina ocupacional, odontológico, de assistência jurídica; Certificação Digital; Revista “Sindilojas + Associados”; escolas e universidades; Escola do Varejo; ações sociais, culturais e de preocupação com o meio ambiente (projeto Amigos do Planeta); campanhas promocionais; locação de salas para eventos.

Diretoria

Palavra do Presidente

José Nivaldo da Rosa
José Nivaldo da Rosa- PRESIDENTE

Como sindicato patronal do comércio de bens, serviços e turismo, fundado em 16 de setembro de 1962, o Sindilojas Gravataí integra o Sistema Fecomércio-RS e tem uma grande responsabilidade. Estivemos e estamos presentes na estruturação do setor ao longo da história e nossas ações se refletem na sobrevivência de mais de 20 mil empresas, em Gravataí e Glorinha, que empregam hoje mais de 60 mil colaboradores. Além de negociarmos anualmente o acordo salarial com o sindicato laboral, temos uma missão que vai muito além.

Por isso, trabalhamos para manter um Sindilojas moderno, autossustentável e em sintonia com as necessidades de representação nas mais diversas áreas e de qualificação da gestão empresarial. Criamos uma série de benefícios, que tornam mais interessante ser um empresário associado ao Sindicato. Constantemente estamos estudando e firmando novas parcerias que ampliem ainda mais este leque de atendimento.

Contamos com duas subsedes, uma na Morada do Vale, em Gravataí, e outra na cidade vizinha de Glorinha, para estarmos mais próximos de nossos representados e associados. Oferecemos um suporte de produtos e serviços necessários para que a atividade empresarial tenha melhores resultados.

Nosso saudoso ex-presidente do Sindilojas e da Fecomércio-RS, Flavio Sabbadini, dizia que o nosso objetivo era fazer pelo associado tudo o que ele não pudesse fazer sozinho. Seguimos esta mesma linha, estendendo as vantagens de ser Sindilojas Gravataí a dependentes dos dirigentes empresariais e também a seus colaboradores e familiares. O Cartão Sindilojas está hoje nas mãos de mais de 42 mil pessoas, dando acesso a uma rede de descontos que vão de 5% a 70%. Estamos cumprindo com nosso papel de fazer a economia girar e isso não acontece sem apoio ao empreendedor do comércio de bens e serviços.

Missão

Representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento.

Visão

Liderar a comunidade empresarial do comércio de bens e serviços e até 2022 ser reconhecida como influenciadora do desenvolvimento sustentável dos municípios de Gravataí e Glorinha.

Princípios

Busca de harmonia – Devemos contribuir para a perfeita harmonia na organização e em todas as relações;
Consciência em ação – Façamos tudo com consciência, praticando empatia com todos os que poderão ser afetados por nossa decisão;
Transparência – Devemos trazer à tona a verdade e prezar por ela.
Responsabilidade pelo todo – O espírito é de responsabilidade compartilhada, em que todos assumem a resolução dos problemas;
Pró-soluções – Devemos canalizar nossa energia para o construtivo, o preventivo e o inovador;
Equilíbrio de interesses – A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogo e deliberações em todas as partes da organização;
Respeito à diversidade – Todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, dignidade e imparcialidade;
Sustentabilidade – Devemos atuar de forma sustentável, contribuindo para a manutenção das futuras gerações.

Base Territorial

Atendendo atualmente mais de 2.600 associados, o Sindilojas Gravataí e Glorinha abrange uma base territorial total de 789,39 Km² (497,82 Km² de Gravataí e 291,57 Km² de Glorinha), oferecendo mais de 300 produtos apropriados, tais como convênios de plano de saúde, de medicina ocupacional, odontológico, de assistência jurídica, e com associados; instalações médicas; Certificação Digital; as revistas: “O Empreendedor da Aldeia” e “Sindilojas e Associados”; videoteca e biblioteca; cursos e palestras; ações sociais, culturais e de preocupação com o meio ambiente (projeto Amigos do Planeta); campanhas promocionais; locação de salas para eventos; entre outros.

Área de Abrangência

Atendendo atualmente mais de 2.600 associados, o Sindilojas Gravataí e Glorinha abrange uma base territorial total de 789,39 Km² (497,82 Km² de Gravataí e 291,57 Km² de Glorinha), oferecendo mais de 300 produtos apropriados, tais como: convênios de plano de saúde, de medicina ocupacional, odontológico, de assistência jurídica, e com associados; instalações médicas; Certificação Digital; a revista Sindilojas + Associados; cursos e palestras; ações sociais, culturais e de preocupação com o meio ambiente (projeto Amigos do Planeta); campanhas promocionais; locação de salas para eventos; entre outros.

Rede de Atuação

O Sindilojas Gravataí é uma entidade sindical patronal (pessoa jurídica de direito privado), com sede na cidade de Gravataí. Vinculada à Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) que integra o Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), composto de 34 federações e 998 sindicatos, estando este sob a coordenação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com estatuto regulamentado, a gestão do Sindilojas se dá através de uma Diretoria, eleita por representantes da categoria, sendo composta por um Presidente, Vice-presidentes, Diretores, Vice-diretores, Conselheiros e Diretores Nomeados (não pertencentes a categoria representada).

Código de Ética

Estatuto Social

Premiações

As premiações que mais se refletem sobre o associado, razão de existir da entidade, aconteceram no campo da busca de melhorias em sua gestão. O Sindilojas Gravataí iniciou sua caminhada pela qualidade em 2006 quando aderiu ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

Em 2010, aderiu ao PGQP, introduzindo as práticas de gestão com suporte de uma consultoria especializada, sendo premiado em 2011, na categoria Medalha Bronze.

Em setembro de 2012 inaugurou-se a nova sede, onde todos os esforços foram dedicados à construção e implantação de novas atividades na nova estrutura.

Essa nova realidade requereu, então, a revisão dos processos gerenciais. Em 2014, o Sindilojas Gravataí retornou ao Programa Gaúcho de Qualidade Produtividade (PGQP), participando da autoavaliação do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG), para tanto foi estruturado um comitê interno de qualidade, voltado para padronização e melhoria dos processos.

O envolvimento das lideranças na preparação da entidade para o prêmio foi fundamental. Hoje os colaboradores estão orgulhosos pela conquista e cada vez mais comprometidos com a entidade, associados, processos de trabalho e sociedade.

A participação, incentivada pelo presidente José Rosa, no Sistema de Avaliação e no Prêmio Qualidade RS, contribui para garantir o caminho que o Sindilojas precisa trilhar em sua missão de representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento. A meta é ser referência e incentivo, inclusive para os representados, na busca da excelência.

Troféu Qualidade Comércio e Serviços RS

O Sindilojas Gravataí recebeu em 4 de outubro, o Troféu Qualidade Comércio e Serviços RS 2016. A entidade foi homenageada durante o 9º Fórum Comércio e Serviços RS, promoção da Fecomércio-RS, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre, como uma das organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Prêmio Qualidade RS PGQP – Medalha Bronze

Após passar pelos necessários sistemas de avaliação em 2015, o Sindilojas Gravataí recebeu a medalha de bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), em 27 de julho de 2016, durante o 17º Congresso Internacional da Gestão, 21º Prêmio Qualidade RS, 6º Prêmio Inovação PGQP, 3º Fórum Educação Que Dá Certo, e Seminário de Gestão Pública, no Teatro do Sesi/Fiergs.  

Prêmio Qualidade RS PGQP – Medalha Bronze

Desde 2006, quando aderiu ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), o Sindilojas Gravataí vem promovendo melhorias para cumprir com sua missão e visão como sindicato patronal do comércio de bens e serviços. Após aderir ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), em 2010, e passar pelas avaliações, o reconhecimento veio com a Medalha de Bronze, no ano seguinte.

Ações Sociais

Sindimulher

A Comissão Sindimulher foi criada em 12 de abril de 2014, durante o 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Belo Horizonte (MG), por proposição do presidente do Sindilojas Gravataí, José Nivaldo da Rosa. Integrada por vice-presidentes e diretoras do Sindilojas, tem como missão promover e fortalecer ações que visam valorizar, estimular e capacitar as mulheres empreendedoras e seu reconhecimento na sociedade em Gravataí e Glorinha.

Observatório Social

O Observatório Social do Brasil – Gravataí e Glorinha (OSBG) é uma instituição da sociedade civil organizada, que tem por objetivo fiscalizar e promover a melhoria da gestão dos recursos públicos, educação fiscal e transparência nas organizações do poder Executivo e Legislativo dos dois municípios. Atua preventivamente, apontando eventuais irregularidades antes que os recursos públicos sejam gastos.Tem o Sindilojas Gravataí como principal mantenedor, com cedências de espaço físico, equipamentos e mobiliário em prédio de localizado em frente à sede do Sindicato. É uma das principais ações de responsabilidade social da entidade.

Mesa Brasil

Como sindicato patronal do comércio de bens, serviços e turismo integrante do Sistema Fecomércio-RS, o Sindilojas Gravataí é parceiro do Programa Mesa Brasil, administrado pelo Serviço Social do Comércio (SESC-RS). Em sua programação anual de eventos o Sindilojas promove a arrecadação de alimentos não-perecíveis repassados ao Mesa Brasil, para distribuição a entidades que atendem a população sob risco social em Gravataí e Região Metropolitana, bem como nas demais regiões do Estado.

Rolar para cima