CNEC e Sindilojas Gravataí realizam pesquisa de mercado sobre Black Friday

Lojistas aproveitam a data para ofertar artigos de moda e acessórios

O Núcleo de Pesquisa CNEC – Sindilojas Gravataí-Inova Júnior realizou pesquisa sobre a Black Friday, que destacou a opinião de 125 consumidores do município. A iniciativa tem por objetivo apresentar uma previsão de compras na principal campanha promocional mais aguardada do ano, a Black Friday.

A maioria dos consumidores disseram que irão realizar algum tipo de compra na Black Friday. O Núcleo de pesquisa apontou um percentual de 51% que disseram que irão comprar no período promocional. Grande parte dos entrevistados possui renda de R$ 1.200 a R$ 5.000.

Artigos de vestuário lidera a preferência dos clientes

Neste ano, a pesquisa sobre a Black Friday constatou que o maior interesse de compra são os artigos de vestuário com 40,8% (Roupas e Sapatos), seguido por eletrônicos 29,6% e eletrodomésticos 28%.

Os respondentes gastarão em sua maioria R$ 50 até R$ 400 em produtos. Importante destacar que há um número significativo, que pretendem gastar de R$ 500,00 até R$ 1.000,00 ou mais em produtos nesta campanha.

Em relação a forma de pagamento pretendida pelos entrevistados da pesquisa, 44% dos respondentes possuem interesse em realizar a compra à vista, enquanto 42,4% à prazo.

Intenção de Compra Mais Retraída que o ano anterior

Diante do reflexo de consumo comparado ao ano anterior em gastos nos produtos na Black Friday, percebe-se que os respondentes gastarão em sua maioria 36,8% menos que no ano de 2019 e 32,8% realizarão um gasto maior que o ano de 2019.

Consumidores dizem que o Covid-19 não influencia na compra durante o Black Friday

O comportamento de compra manifestado em relação ao COVID-19 demonstra que a maior parte dos entrevistados afirmaram que sua intenção de compra não tem influência com a situação do COVID-19. Por outro lado, a pandemia causou grande impacto econômico no cenário atual, sendo que existe uma minoria que afirma que a atual situação possui influência na intenção de compra.

60% dos respondentes confirmou que irão realizar as compras pela internet/e-commerce, enquanto que 28% irão fazer as compras no comércio de rua ou em shopping. As respostas foram positivas no que se refere a inserção de uma campanha no comércio local para a Black Friday.

O Núcleo de Pesquisa conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Administração, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial e Logística e do Curso de Engenharia de Produção, que atuam também na Empresa Inova Júnior da CNEC, entre eles, o Coordenador dos Cursos, o professor Me. Alexandre Abicht, o professor Me. Daniel Urbim e os alunos da Inova Júnior, Andressa Amaral e Eduardo Paim.

Black Friday: é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas tem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.

Confira a pesquisa na íntegra: