Sindilojas Gravataí participa da entrega do Plano Municipal de Turismo

Gerente Executivo da entidade é vice-presidente do Comtur.

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa e o Gerente Executivo, Rodrigo Silva, participaram da cerimônia de entrega e de apresentação do Novo Plano Municipal de Turismo de Gravataí, nessa segunda-feira (11-07), no Gabinete do Prefeito Luiz Zaffalon. Rodrigo é vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e esteve representando o presidente, Fabian Antunes Del Valle.

O conteúdo do Novo Plano de Turismo foi elaborado por meio de uma parceria com o Sebrae RS, com apoio da Gestora do Sebrae/RS, Lissandra Monza e as consultoras do Sebrae, a bióloga e turismóloga, Roséli Azi Nascimento e a turismóloga Rita Michelon.

No encontro, foram apresentados itens que abrangem o conteúdo, como conceitos de Plano Diretor de Turismo, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), missão, visão, objetivos, diretrizes, princípios, metodologias, ações, entre outros.

O Conselho Municipal de Turismo é composto por representantes de diferentes entidades que, em grupo, pensam no melhor para a sua cidade e têm como responsabilidade acompanhar e fiscalizar, além de sugerir as políticas municipais de turismo. O vice-presidente do Comtur, Rodrigo Silva, destacou a importância deste conselho para construção de ideias e o desbravamento de pontos turísticos para fomentar a economia local. “O Comtur conta com encontros mensais, sendo um espaço de discussões e sugestões de ações em prol do desenvolvimento do turismo do município. Entre as propostas, está em fomentar o comércio local, por meio do turismo”, salientou.

O Plano Municipal de Turismo de Gravataí tem como missão desenvolver o turismo no município por meio de boas práticas de sustentabilidade – ambiental, social e econômica – valorizando o patrimônio cultural e natural, num ambiente turístico encantador. Como visão, o Plano visa ser reconhecido como um dos principais destinos do Sul do Brasil até 2028, proporcionando experiências únicas no turismo de aventura e cultural, dentro dos princípios de sustentabilidade.

Foram aprovadas 21 ações que contemplam o Plano de Turismo, de acordo com a sequência de informações de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Participaram o prefeito Luiz Zaffalon, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iuri Camargo, presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, Gerente Executivo, Rodrigo Silva, a Gestora do Sebrae/RS, Lissandra Monza e as consultoras do Sebrae, a bióloga e turismóloga, Roséli Azi Nascimento e a turismóloga Rita Michelon.