Sindilojas promove Café da Manhã Contra o Comércio Ilegal

Em parceria com a Fecomércio-RS, o Sindilojas promove no próximo dia 5, o Café da Manhã contra o Comércio Ilegal, em sua sede. O objetivo é apresentar dados sobre os prejuízos que a venda de produtos pirateados, falsificados ou contrabandeados trazem para a economia legalmente estabelecida. Com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da comunidade, será apresentada a cartilha infantil “Comércio Informal: Que Bicho é Esse?”. O material será distribuído em todo o Estado, inclusive nas escolas municipais de Gravataí.

O presidente do Sindilojas, José Rosa, que participou do lançamento da cartilha, em julho, destaca a importância da ação da Fecomércio e seus parceiros. “O Sindilojas Gravataí está alinhado com a Federação. Vamos promover educação da comunidade e conscientização através das crianças, que vão aprender estes princípios e levar para casa. Elas são os empreendedores do futuro”, disse José Rosa.

“Proconito”

Na cartilha, o personagem “Proconito” entra em ação e, com o auxílio de desenhos e diálogos de fácil entendimento, explica o que é pirataria, quais produtos do mercado infantil são mais visados, por que não se deve comprá-los, além de mostrar os prejuízos que o consumo acarreta para o bolso das pessoas. Também esclarece que produto pirata não dura muito e ainda pode provocar acidentes.

No RS
Parcerias com o poder público estadual e os municípios vão possibilitar a distribuição da cartilha em toda a rede de ensino gaúcha, incluindo escolas particulares. A ideia é atingir o maior número de crianças em idade escolar, especialmente as do Ensino Fundamental.

Tamanho do prejuízo

Conforme a Assessoria Tributária da Fecomércio, em 2016, no Brasil, a pirataria movimentou 16,3% do PIB, ou seja, mais de R$ 980 bilhões. Aqui no Rio Grande do Sul, foram mais de R$ 50 bilhões. Esses números incluem a venda dos mais variados artigos: roupas, tênis, óculos, brinquedos, eletrônicos, cigarros, bebidas, perfumes, etc.

A Comissão

Em 2011, a Fecomércio instituiu a Comissão de Combate à Informalidade, cujo objetivo é trabalhar para reduzir o comércio ilegal e suas consequências. Este trabalho é coordenado pelo vice-presidente André Roncatto, que também vai expor as ações neste campo durante o Café da Manhã no Sindilojas Gravataí. Um dos resultados do trabalho da Comissão é a cartilha.

NULL