Sindilojas participa da campanha Novembro Azul

A fita azul acompanhando o uniforme dos colaboradores e integrantes da diretoria durante todo o mês. O gesto simples é uma das ações do Sindilojas Gravataí a partir desta quarta-feira, 1º, na campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Através da Comissão Sindimulher, a entidade promove ainda a palestra “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem”, no próximo dia 13, às 20h, em sua sede. Os palestrantes são os médicos Marcelo Leone e Alessandro Lindner.

O Corpo de Bombeiros de Gravataí, comandado pelo capitão Daniel Moreno, complementa a palestra com dicas de primeiros socorros. O evento, realizado em parceria com Mega Office Contabilidade e Concremold, tem como ingresso um quilo de alimento não perecível. O presidente do Sindilojas, José Rosa, explica que a fachada interna da entidade também vai ganhar um marco em tecido azul. “Com estas ações queremos lembrar a importância de os homens realizarem o exame de próstata a partir dos 45 anos e cuidarem melhor de sua saúde”, destaca.

13 mil mortes anuais

O exame é fundamental para evitar as mais de 13 mil mortes anuais pela doença registradas no Brasil. Informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), referentes ao ano passado, revelam que eram esperados mais de 60 mil novos casos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Em relação ao resto do País, a Região Sul é a que registra a maior incidência do câncer de próstata: 95/100 mil homens. Na Centro-Oeste são 67/100 mil; 62/100 mil na Sudeste; 52/100 mil na Nordeste e 29/100 mil na Norte.

A próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Na terceira idade

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Crescimento rápido

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Ainda assim, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um homem entre 36 morrerá de câncer de próstata, conforme o Inca.

A partir dos 65

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida.

Exame de toque

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. O objetivo é analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

Novembro Azul

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do mundo. O Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

NULL