Sindilojas Gravataí participa do Pós-NRF – Tendências Mundiais para o Varejo 2024, na Fecomércio-RS

Sindilojas Gravataí participa do Pós-NRF – Tendências Mundiais para o Varejo 2024, na Fecomércio-RS

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, acompanhado de colaboradores, participou, na manhã desta terça-feira (06-02), do Pós-NRF – Das tendências Globais para o Varejo local, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre.

O encontro teve por objetivo trazer as principais tendências mundiais do varejo, com a apresentação de diversos cases e experiências conferidas pela comitiva da entidade empresarial que participou da NRF Retail’s Big Show, em Nova Iorque, o maior e mais importante feira de varejo e consumo do mundo, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2024, em Nova Iorque.

As novidades foram apresentadas pelo Especialista em Varejo e Consumo, palestrante e Mentor de negócios, coordenador de Varejo no Sebrae e Professor de Pós-Graduação e MBA, Fabiano Zortéa, que apontou o que vai ser destaque no varejo neste ano para o setor e que podem ser aplicadas nos negócios gaúchos, independentemente de seu porte. Foram abordadas ações que envolvem a Inteligência Artificial (IA), além de alertar empresários sobre o olhar atento para a “Geração Z” e a conexão entre lojas físicas e digitais.

Fabiano Zortéa, um dos curadores de conteúdo e guia das visitas técnicas realizadas pelo grupo nos Estados Unidos, abordou as tendências mundiais para o varejo e o que é importante os empresários manterem o foco para alavancar vendas e atrair bons negócios.

A programação contou com a apresentação de dois painéis, mediados pela jornalista Patrícia Comunello. O primeiro foi “Inteligência artificial aplicada ao varejo”, com a diretora administrativa da Fecomércio-RS, Maria Tereza Menegotto, a diretora do Senac Santa Maria, Paula Correa, e o diretor do Sesc Rio Grande e Chuí, André Miki. “O poder da marca alinhado ao seu conceito” foi o assunto do segundo painel, apresentado pela vice-presidente da Fecomércio-RS e diretora do Sindilojas Caxias do Sul, Idalice Manchini, o também vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri, e a diretora do Senac Passo Fundo, Lisiane Martins.

“É preciso um olhar mais atento à “Geração Z” na busca por clientes e colaboradores”.

80% dos varejistas irão usar inteligência artificial até 2026

O tema que tomou grande parte da NRF e do evento Pós-NRF desta terça-feira foi a inteligência artificial (IA) e como ela pode ser aplicada nos negócios. “A IA já existe há muito tempo, mas o diferencial agora é que o feedback dela é muito mais personalizado e individualizado”, comentou a diretora administrativa da Fecomércio-RS, Maria Tereza Menegotto.

A loja física continua forte

Para Zortéa, a NRF apontou que não há risco de a loja física ser extinta, como esperava-se no passado com a popularização das lojas digitais. Contudo, a feira ensinou que é preciso repensar o presencial, focando na experiência do consumidor. Pesquisas apresentadas no evento apontam que os clientes têm se deslocado às lojas, principalmente, para testar, retirar e devolver produtos, ou aproveitar promoções. Esses estudos destacam o valor da “experiência presencial”, da “vibe” da loja, da descoberta de algo novo e de bons vendedores. “O problema é achar operações que entregam isso”, alertou Zortéa.

Para a vice-presidente da Federação, Idalice Manchini, a lição é a de oferecer uma conexão, algo a mais que, de acordo com as condições e a proposta do empreendimento, faça o consumidor querer voltar ao atendimento presencial, mesmo tendo a opção do digital.

“Conexões Humanas são Primordiais em qualquer parte do Mundo”

Reconhecendo a importância de pensar no digital, através de redes sociais ou sites, o também vice-presidente da Fecomércio-RS, Giraldo Sandri, reforçou como, mesmo em meio às tecnologias, as conexões humanas são primordiais em qualquer parte do mundo. A imersão na NRF alertou, ainda, sobre a importância das marcas se esforçarem para o sucesso em gerar uma experiência de venda alinhada entre o ambiente físico e o digital.

Participaram em torno de 150 pessoas, entre eles, o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, vice-presidentes, diretores, presidentes de sindicatos, empreendedores, colaboradores de empresas, e demais convidados. O evento foi promovido pela Fecomércio-RS Sesc/Senac, com apoio do Sebrae.

Com informações: Fecomércio-RS

Foto: Viviane Mariot

Rolar para cima