Sindilojas Gravataí participa do Giro pelo Rio Grande em Pelotas

Promovido pela Fecomércio-RS, a quarta edição do Giro pelo Rio Grande aconteceu na última terça-feira (01-08), no auditório do Sicredi em Pelotas. Participou o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, o Gerente Executivo, Everton Pacheco, o Gerente Administrativo e Gestor de RH, Rudimar Rosa e o diretor Gilberto de Moura.

O evento, que reuniu mais de 300 pessoas, teve como tema “Brasil 2023: para onde estamos indo” e promover um debate sobre o novo governo. O encontro abordou o cenário político-econômico e contou com a participação do cientista político, Fernando Schuler e do consultor econômico, Marcelo Portugal. Os painelistas foram mediados pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e pelo economista e gerente de Relações Governamentais da Federação, Lucas Schifino.

A primeira palestra foi do consultor econômico Marcelo Portugal. Em seu painel, o economista abordou os principais desafios econômicos do Brasil, o arcabouço fiscal e a reforma tributária. Conforme Portugal, algumas transformações são fundamentais para o crescimento econômico do Brasil, tais como a privatização, a abertura da economia à competição externa, a separação entre produção e provisão de bens públicos e o aumento de produtividade no setor privado. Além disso, o economista enfatizou que a reforma tributária é fundamental para o país crescer, porém ressaltou a necessidade de uma reforma ponderada e sensata.

O segundo painel da noite foi o cientista político Fernando Schuler. Ele apresentou um retrospecto da política brasileira e abordou a atual conjuntura com a revolução tecnológica. Conforme o painelista, o “ziguezague” entre presidente e políticas de governo, desde então, é um dos principais problemas enfrentados pelo país. Planos de governo desiguais e reformas mal conduzidas marcaram o cenário político nacional. Schuler apontou alguns pontos nos quais foram verificados avanços: reforma da previdência, reforma trabalhista, criação da lei das estatais e da privatização e implementação do teto de gastos.

No encerramento do evento, o presidente da Fecomércio-RS reiterou a relevância de debater as questões apresentadas e agradeceu novamente a participação das entidades e sindicatos da região reafirmando o trabalho feito pela federação em prol do setor terciário gaúcho. “Temos de apontar os pontos positivos da reforma tributária, como o fato de apresentar cinco tributos em dois com a mesma regra, por exemplo. Porém, temos de nos manter vigilantes e continuar trabalhando, agora com as leis complementares, juntamente com a CNC, como viemos trabalhando até agora”, concluiu

Informações da Fecomércio-RS