Sindilojas Gravataí fecha acordo de Convenção Coletiva de Trabalho para comércio de Glorinha

O Sindilojas Gravataí e Glorinha participou da negociação coletiva de trabalho com aFederação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RGS – Fecosul. A iniciativa tem por objetivo a renovação para a Convenção Coletiva de Trabalho do município de Glorinha.

Conforme o presidente do Sindilojas, José Rosa, a proposta apresentada foi de parcelamento de Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), tanto para pisos, como salários, conforme o modelo acordado para Gravataí.

A contraproposta apresentada pela Fecosul foi de concessão do INPC integral na data base. Seguindo um modelo de negociação acordada pela Federação no estado do Rio Grande do Sul com outros sindicatos patronais, de concessão integral da inflação na data base.

Após meses de negociação, ambas entidades alcançaram um consenso. Ficou acordado que, nos seis primeiros meses, o funcionário receberá o pagamento na forma de abono. Assim, os colaboradores farão jus ao abono compensatório dos meses de março a agosto de 2022, de forma proporcional. O abono poderá ser pago em três parcelas, a começar da folha de setembro.

Regras dos Feriados:

Os lojistas de Glorinha estão autorizados a trabalharem em todos os próximos feriados, com exceção dos dias 25 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023.

Importante salientar, na visão da advogada e assessora Jurídica do Sistema Fecomércio-RS, Lucia Witczak, que as dificuldades enfrentadas não foram só pelo Sindilojas Gravataí, mas de todos os sindicatos patronais gaúchos, no ano de 2022.

Conforme a advogada, estivemos num período pós o auge de pandemia, aonde muitas entidades, em suas negociações, parcelaram o INPC. “Além disso, um período de inflação de dois dígitos e, também um ano eleitoral, analisou.

Mesmo diante deste cenário, o Sindilojas Gravataí, após muita persistência, conseguiu chegar a uma negociação que atendesse os interesses dos lojistas de Glorinha.

A Assessora Jurídica da Fecomércio parabeniza ao presidente José Rosa, sua diretoria e toda a equipe pela compreensão, dedicação e paciência na condução de todo o processo negocial.

Para outras informações, leia o termo da convenção, na íntegra: https://bit.ly/3SiisTo