Sindilojas Gravataí é parceiro do movimento “Gravataí Lilás”

Com objetivo de contribuir para a conscientização da sociedade quanto ao problema da violência doméstica contra a mulher e seus impactos sociais, a sociedade civil organizada lançou, recentemente, o Movimento Gravataí Lilás. Assim como o Outubro Rosa que visa o combate ao câncer de mama, a Campanha Agosto Lilás é realizada pelo fim da Violência Contra a Mulher.

Em virtude da pandemia e as recomendações de isolamento, as pessoas ficaram mais tempo ainda dentro de casa e, por consequência disso, ocorreram muitas notícias de episódios de agressão contra as mulheres, explicou o advogado Jason Furquim, integrante do movimento.

Este é o primeiro ano que o município realiza o movimento e algumas ações já estão sendo realizadas, como a aplicação de um questionário a ser respondido de forma anônima pelas mulheres de nossa cidade. Segundo Jason, o objetivo do questionário é fazer um diagnóstico da violência contra a mulher durante a pandemia. Para o próximo ano, estão previstas ações contínuas e outras a serem desenvolvidas no mês de agosto.

Segundo levantamento divulgado, a Casa Lilás de Gravataí já conta com mais de 880 atendimentos até o momento no ano de 2020.

De acordo com a contadora, advogada e integrante da Academia da Mulher Empreendedora (AME) de Gravataí, Flaviana Vieira Paim, o mês de agosto foi escolhido para conscientização sobre a violência contra a mulher. “Iniciamos em Gravataí o movimento “Gravataí Lilás”, como uma forma de realizarmos um convite à sociedade para realizar uma ampla reflexão sobre essa temática, agravada ainda mais em razão da pandemia. Precisamos chamar atenção para a  violência contra a mulher que se manifesta em todas as classes sociais. Tanto no meio doméstico, social ou profissional, muitas vezes de forma velada,   no sentido de mobilizar, sensibilizar e engajar a sociedade para rompermos com esse ciclo de discriminação em razão do gênero”, ressaltou.

Rolar para cima