Sindilojas Gravataí no Giro Pelo Rio Grande em Lagoa Vermelha

O presidente do Sindilojas Gravataí e vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, José Rosa, participou da palestra intitulada “O Brasil está para negócios?”, ministrada pelo economista e Gerente Parlamentar da Fecomércio-RS, Lucas Schiffino e o economista, Doutor Marcelo Portugal, na noite desta terça-feira (20), na Casa de Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha-RS.

O evento abordou análises alternativas para o país se restabelecer economicamente e para que o ambiente para empreender com competitividade seja retomado. O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, salientou sobre o momento econômico difícil que o Brasil enfrenta, com baixo crescimento e elevado desemprego. No entanto, conforme ele, há esperança de mudança e vitalidade à medida em que se vê corruptos sendo presos, o Congresso Nacional e a presidência da República renovados, além da Reforma da Previdência e a Medida Provisória da Liberdade Econômica aprovadas na Câmara dos Deputados. “Há motivos para termos confiança de que, com a nossa participação e luta, o país e o Rio Grande do Sul terão dias melhores à frente”, mencionou Bohn.

Para o economista Marcelo Portugal, consultor da Fecomércio-RS, as questões como o ajuste fiscal, as privatizações e a Reforma Tributária, figuram como uma agenda econômica correta de longo prazo. Entretanto, Portugal também apresentou questões que no curto prazo tornam a situação econômica do país muito difícil, como a liberação do FGTS e a redução dos juros, que ajudam, mas não mudam radicalmente o cenário. “O grande desafio do governo é político, que é viabilizar a agenda no Congresso de longo prazo”, alertou o consultor.

O economista Lucas Schifino, também gerente da Assessoria Parlamentar da Fecomércio-RS, falou a respeito do cenário atual no Congresso Nacional e a nova forma do sistema interagir. Segundo ele, a aprovação da Reforma da Previdência e da MP 881 representou a maturação da sociedade e dos parlamentares e evidencia uma mudança resultante da maioria consistente alinhada aos principais projetos do Governo.

Os economistas ressaltaram a necessidade latente do próximo passo ser a aprovação da Reforma Tributária, sendo a PEC 45, de autoria do economista Bernard Appy, a mais provável de ter maioria favorável no Congresso Nacional.

Lagoa Vermelha é o terceiro município a ser contemplado pelo programa Giro pelo Rio Grande. Foram sete cidades beneficiadas com este tema.

Participaram dirigentes sindicais, empresários da região e autoridades participaram do evento na Casa de Cultura Athos Branco, sendo recebidos pelo presidente do Sindilojas local, Reinaldo Girardi.

Informações da Ascom/Sistema Fecomércio-RS.

NULL

Rolar para cima