Com apoio do Sindilojas Gravataí, por meio da Comissão Sindimulher, meninas estudantes que integram o Projeto Garotas Brilhantes, participaram de uma tarde especial, nesta terça-feira (24-10), na Escola Municipal Alzira Soares, no bairro Breno Garcia, com a palestra do médico, ginecologista Marcelo Leone.
O presidente José Rosa destacou sobre a importância de termos responsabilidades sobre nossas atitudes e os seus impactos nas pessoas que amamos. “É uma satisfação apoiar este lindo projeto”, salientou.
Conforme a vice-presidente da Comissão Sindimulher, Sandra Baumgartner, há três anos, de forma voluntária, o Sindilojas, por meio do Sindimulher têm atuado neste Projeto. “É gratificante você encontrar em cada rosto destas meninas, um olhar atento e uma vida de sonhos”.
Dr. Marcelo Leone abordou Gravidez Precoce e Cuidados com a Saúde
Dr. Leone falou sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente a adoção de medidas de prevenção para o combate de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência e suas consequências, além da importância de ter objetivos de vida e lutar para conquistá-los. Com palavras de otimismo, Dr. Leone soube encantar e ao mesmo tempo ser instrumento de reflexão e conscientização na vida daquelas meninas.
Lei Marcelo Leone – Em 2022, o município sancionou a Lei Marcelo Leone, que regulamenta o programa estratégico de planejamento familiar no município. O objetivo do projeto é garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos com a finalidade de qualificar a disponibilização dos medicamentos no âmbito municipal, contribuindo, assim, para a saúde da mulher. O planejamento familiar dá muito mais qualidade de vida às mulheres. Neste ano, a Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo atendeu mais de 1,4 mil pessoas em Gravataí.
Ao final, as Garotas Brilhantes receberam presentes e uma tarde de lanches especiais. Participaram dezenas meninas, estudantes da Escola Alzira Soares, professoras que atuam no projeto, integrantes da Comissão Sindimulher e o presidente José Rosa.
Sobre o Projeto Garotas Brilhantes:
O projeto Garotas Brilhantes tem como objetivo promover ações socioeducativas entre garotas adolescentes que residem em várias cidades do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma iniciativa da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que apresenta esta ação com a ideia de promover e desenvolver adolescentes e jovens que vivem em regiões de vulnerabilidade com a visão e expectativa de novas oportunidades para um futuro promissor.