Dia 09 de junho é uma data muito importante, mas não apenas devido à Covid-19. Celebrando o Dia Nacional da Imunização, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac reforça a importância de aderir ao movimento e toda a população estar atenta à caderneta de vacinação de toda sua família. “Esta data é uma forma de reforçar a importância de nos mantermos imunizados. A vacinação é o caminho para a prevenção de diversas doenças sendo considerada uma das maiores conquistas da humanidade no controle e erradicação de doenças infectocontagiosas”, explica a gerente de Saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação evite de dois a três milhões de mortes por ano. “Historicamente, programas de vacinação com cobertura universal alcançaram a eliminação da varíola, a quase erradicação da poliomielite e a diminuição da incidência de doenças como caxumba, sarampo e catapora”, acrescenta ela.
Com o surgimento da Covid-19, causada por um novo coronavírus, o Sars-Cov-2, houve uma mobilização e um esforço mundial que possibilitou em menos de um ano a disponibilização de vacinas. “Como não possuímos até o momento um tratamento específico para esta doença, a vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir a Covid-19. As vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes. Quando chegar a sua vez, vacine-se contra a Covid-19!”, lembra Mari Estela.
Concordando, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) reforça que a vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. “A vacinação é tão importante para a saúde quanto o consumo de uma dieta saudável e a prática regular de atividade física”, complementa a gerente de saúde do Sesc/RS.
#UnidosContraoVírus – Para incentivar a adesão à vacinação em especial nesta época de pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac tem no site www.fecomercio-rs.org.br/unidoscontraovirus a lista de comorbidades prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 e também artes gráficas disponíveis para download e livre compartilhamento nas redes sociais. “Temos que manter todas as medidas não farmacológicas para a prevenção: o uso regular e correto da máscara, a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e o distanciamento físico”, reforça Mari Estela.
Para mais informações sobre a importância de se vacinar, acesse matéria especial postada no Blog do Sesc/RS: https://conteudo.sesc-rs.com.br/por-que-falar-em-imunizacao-vai-muito-alem-da-covid-19.