Parceria com Movimento PICS promove ação alusiva ao Janeiro Branco

Cuidar da Saúde mental dos colaboradores nas empresas está entre os principais diferenciais das organizações que retêm talentos e promovem um ambiente de qualidade, com produtividade e resultados. Pensando nisso, o Sindilojas Gravataí em parceria com o Movimento de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), oferece aos colaboradores e associados interessados, atendimentos em Florais de Bach, Reiki, Meditação, Biodanza, Tai Chi Chuan, Cromoterapia,  Auriculoterapia, Aromaterapia e Constelação Familiar, no dia 19 de janeiro, quinta-feira, das 08h30 às 12h, no 3º andar do Sindilojas Gravataí.

PICS: O que é?

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente a sociedade.

Práticas Integrativas em Saúde oferecidas:

• Florais de Bach;
  • Reiki;
  • Meditação;
  • Biodanza;
  • Tai Chi Chuan;
  • Cromoterapia;
  • Auriculoterapia;
  • Aromaterapia;
  • Constelação Familiar.

Benefícios das PICS:

• Estimula hormônios benéficos ao organismo;
  • Promove saúde, bem-estar e qualidade de vida;
  • Trata e identifica problemas físicos, mentais e emocionais;
  • Combate a ansiedade, depressão, estresse e exaustão mental;
  • Favorece o equilíbrio entre as diversas áreas
  • Aciona endorfina, oxitocina, serotonina e dopamina,

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí, os benefícios do tratamento integrado, entre a medicina convencional e práticas integrativas e complementares, são importantes aliados na promoção global do cuidado humano.

O reiki, por exemplo, compreende uma prática terapêutica que utiliza as mãos para canalização da energia vital, tendo em vista a promoção do equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental das pessoas. Desta forma, a atividade busca equilibrar o pleno funcionamento corporal e restabelecer o fluxo de energia vital.

Segundo a Analista Comportamental e Terapeuta, Jéssica Vargas, as atividades diárias e tudo que acontece em nossas relações, às vezes, principalmente as de trabalho, impactam em nosso humor, sentimentos e estado da mente. “E, consequentemente, são expressas por meio do nosso corpo, seja em forma de enxaqueca, indisposição ou uma doença mais grave. Nosso corpo fala o tempo todo, nos avisando de como estamos, de como está nossa mente e o que precisa de atenção. Precisamos apenas aprender a ouvi-lo”, destacou.

Falar de Saúde Mental ainda é Tabu na Sociedade

É necessário desmistificar a visão de que quem precisa de saúde mental são pessoas loucas e com problemas mentais. “Esse estigma que permeia em nossa sociedade vem sendo desconstruído, mas ainda existe muito preconceito e tabus em relação aos cuidados com a saúde mental. A maioria das pessoas, ainda, enfrenta dificuldades em falar sobre desse tema.

O Movimento PICS, é um projeto voluntário, de Gravataí que é composto por terapeutas e terapeutas parceiras. O movimento foi idealizado pela Mestre em Reiki e Servidora Social, Akemi de Oliveira, com a coordenação de Jéssica Vargas e a Relações Públicas, Mara Pacheco.

E você tem cuidado da sua mente?