Panorama econômico aponta crescimento de 10% de abertura de novos negócios entre janeiro e julho de 2024 em relação a 2023 em Gravataí

Dados foram levantados pelo Observatório Econômico do Sindilojas de Gravataí

O Sindilojas Gravataí, por meio de seu Observatório Econômico, com fonte na Receita Federal do Brasil, apresentou o panorama econômico de análise da abertura de empresas entre janeiro e julho de 2024 no município.

O estudo revela que foram 4065 novas empresas no período, um aumento de 10% em relação ao mesmo período em 2023. Destas, 3,23 mil (79,4%) são Microempreendedores Individuais (MEIs).

Por categoria, o setor de serviços teve o maior número de abertura de empresas, com 2459 (60,5% do total), seguido pelos setores de comércio (838 novas empresas – 20,6%), construção (375 novas empresas – 9,2%), indústria (372 novas empresas – 9,1%) e de agropecuária (21 novas empresas – 0,6%).

Por bairro, a Morada do Vale I foi a maior contemplada, com 237 novos empreendimentos, seguida pelos bairros Centro (233), São Vicente (170) e Bom Sucesso (169).

Entre as ruas, a Dorival Cândido Luz de Oliveira foi a maior contemplada, com 97 novos negócios.

A atividade que liderou as novas aberturas foi o transporte rodoviário de cargas, exceto produtos perigosos e mudanças, com 186 empreendimentos. Em seguida, a promoção de vendas também registrou 186 novos negócios, e, em terceiro lugar, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 175 estabelecimentos.

Porém, dentre as 4065 empresas, 270 já encerraram as atividades. Destas, o setor de serviços também lidera, com 187 delas (69,3% do total), seguido pelos setores de comércio (45 – 16,7%), indústria (27 – 10%) e construção (11 – 4,1%). O ranking das atividades encerradas, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), é liderado pelos serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional, com 25 fechamentos. Em seguida, o transporte rodoviário de cargas, exceto produtos perigosos e mudanças registrou 22 encerramentos. Em terceiro lugar, aparecem outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente, com 18 fechamentos.

As três principais atividades que lideraram o ranking de empresas abertas e encerradas até julho deste ano parecem estar relacionadas ao setor de e-commerce, vinculadas às plataformas de entrega de produtos. No entanto, é necessário realizar uma análise mais aprofundada para compreender melhor esse fenômeno.

De acordo com o presidente do Sindilojas Gravataí José Rosa, “Esses resultados demonstram a vitalidade econômica de Gravataí e a importância de um ambiente favorável para novos negócios, apesar de desafios pontuais, como o impacto climático adverso em maio de 2024”.

A produção deste Boletim Econômico pelo Sindilojas de Gravataí reflete o compromisso da entidade com o desenvolvimento econômico sustentável do município, fornecendo uma ferramenta essencial para o planejamento e execução de ações que promovam o crescimento contínuo e a geração de oportunidades.

Rolar para cima