Palestra de fundador da Lebes lota salão do Sindilojas

O público lotou o salão de eventos do Sindilojas nesta terça-feira, para a palestra de Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes e atual presidente do Conselho da empresa. Durante uma hora e meia ele dividiu com associados e convidados da entidade seu case de sucesso, trajetória profissional e lições de vida. A ligação do empresário com Gravataí vem de longa data. O município foi o primeiro fora da região carbonífera (onde foi criada a exitosa rede de varejo) a receber uma unidade da Lebes.  Hoje, a cidade abriga cinco unidades das Lojas Lebes e seu moderno centro de distribuição. Ao fazer a abertura do evento, Drebes lembrou destes laços e agradeceu a acolhida dos gravataienses.

Para o Mesa Brasil

Na abertura do evento, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Nivaldo da Rosa, lembrou que neste Dia Internacional do Voluntariado foi uma honra receber Otelio Drebes numa palestra voluntária, em que os convidados puderam contribuir com um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil do Sesc. "A atitude do nosso palestrante cai muito bem num momento como este de final de ano, que por natureza é muito solidário e emocionante", comentou. A renda arrecadada com a venda de bebidas realizada pelo Sindilojas para acompanhar o jantar oferecido por Otelio Drebes, foi revertida para o Observatório Social do Brasil Gravataí-Glorinha.

Prefeito

O prefeito Marco Alba destacou a importância da aposta do setor privado para o desenvolvimento da cidade, como é o caso das Lojas Lebes. "O setor privado é o grande protagonista através da geração de empregos e dos tributos arrecadados na luta diária do setor público para que tenhamos uma cidade, um estado e um país melhor", comentou o prefeito.

Varejista e Palestrante

Otelio é um dos grandes empresários gaúchos do setor varejista e agora atua como palestrante pelo simples motivo de querer contar sua história. Em Gravataí, cerca de 300 pessoas assistiram à palestra, entre elas, empreendedores locais, representantes entidades ligadas ao comércio, associações comunitárias e políticos.

A história de Otelio Drebes como palestrante iniciou em julho de 2016 e mais de 15 mil pessoas já o assistiram. O dinamismo e a eterna vontade de seguir aprendendo foram fatores que o fizeram encarar a nova atividade. Sentindo que já fez tudo o que podia, resolveu se dar um desafio maior, realizar o sonho de compartilhar sua história. Hoje, aos 83 anos, realiza, em média, uma palestra por semana.

Desafios e oportunidades

Em suas apresentações, Otelio Drebes comenta que os desafios devem ser encarados como oportunidades: “a concorrência é muito saudável, se não nos acomodamos”. Otelio diz que a sua maior companheira desde novo é a persistência e ressalta ao público a importância da perseverança e do trabalho duro para o sucesso dos negócios.  O empresário estima o valor de dar o melhor de si: “na nossa vida a gente tem que ser o melhor”, disse.

Na nova fase de vida, o apoio da esposa Marilene Pires Drebes, o fato de “gostar de pessoas” e de contribuir com a sociedade, foram determinantes. Além de compartilhar a trajetória, as palestras têm cunho social com a entrada “cobrada” através de um quilo de alimento não perecível.

Sobre Otelio Drebes e as Lojas Lebes

Otelio Drebes é o fundador das Lojas Lebes, um dos maiores grupos de varejo do Rio Grande do Sul com mais de 150 unidades, cerca de três mil funcionários e um milhão de clientes ativos.  A empresa completou 60 anos em 2016 e ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de receitas totais. Tem lojas no Rio Grande do Sul e começa sua expansão para Santa Catarina.  Otelio Drebes, hoje está à frente do Conselho Administrativo da Lebes, que tem seu filho Otelmo Drebes na presidência. Com a “folga”, passou a se dedicar às palestras a fim de compartilhar com o público sua sabedoria e história de vida. Em agosto, a Lebes abriu uma loja modelo no emblemático Edifício Guaspari, no Centro de Porto Alegre. O investimento privado de R$ 8 milhões devolveu à cidade um prédio do Patrimônio Histórico que marcou época na capital gaúcha. Fechado há 30 anos, o famoso edifício passou a abrigar a maior unidade da rede com a Lebes Life Store. Além dos três andares de loja, há café, restaurante e farmácia.

Em outubro, o Grupo Lebes foi agraciado com o Prêmio Líderes & Vencedores 2017, na categoria Sucesso Empresarial Média e Grande Empresa.

NULL