Mercado Pet de Gravataí estimula a criação de novos empreendimentos no setor

Primeiro semestre do ano registra a abertura de 27 novos negócios no município.

No primeiro semestre de 2024, Gravataí registrou a abertura de 27 novos empreendimentos no mercado PET, conforme pesquisa elaborada pela plataforma Observatório Econômico do Sindilojas de Gravataí. Este resultado mantém o interesse e investimento no setor PET na cidade, alinhando-se à tendência observada em 2023, quando 57 empresas foram abertas no mesmo período.

A pesquisa, utilizando dados da Receita Federal, revelou que as três atividades que mais atraíram investimentos nos primeiros seis meses do ano foram o comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação, com um total de 14 unidades (51,9% do total). Em seguida, destacam-se as empresas de higiene e embelezamento de animais domésticos, com nove estabelecimentos (33,3%), e as atividades veterinárias, com quatro novas empresas (14,8%).

Os dados revelam ainda que, das novas empresas instaladas, 20 (74,07%) são Microempreendedores Individuais (MEIs), enquanto 7 (25,93%) são Microempresas (MEs).

Quanto à localização dos novos empreendimentos, a pesquisa do Sindilojas Gravataí apontou que os bairros Monte Belo e Vera Cruz receberam três estabelecimentos cada. Itacolomi, Morada dos Vales, Parque dos Anjos, São Vicente e Vila Imperial seguiram com dois novos negócios cada. Outros bairros também registraram a abertura de empreendimentos, demonstrando uma distribuição geográfica diversificada do crescimento do mercado PET em Gravataí.

Este crescimento no setor demonstra a vitalidade e o potencial do mercado pet em Gravataí, incentivando novos empreendimentos e impulsionando a economia local.

De acordo com o presidente do Sindilojas de Gravataí, José Rosa, a entidade tem trabalhado incansavelmente para apoiar e potencializar o crescimento do setor comercial da cidade. “Esses números refletem nossos esforços em criar um ambiente propício para novos empreendimentos. Estamos comprometidos em continuar oferecendo suporte e iniciativas que fortaleçam ainda mais a economia local”, salientou.

Instalação de empresas do setor PET em 2023

O levantamento do Sindilojas evidenciou que, em 2023, Gravataí alcançou o 3° lugar no ranking estadual de instalação de empresas do segmento PET. No município, foram estabelecidas 89 empresas do setor no ano passado, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que recebeu 291 novos empreendimentos, e Caxias do Sul, com 92. Em quarto lugar ficou Pelotas, com 77 novas empresas, seguida por Canoas, com 74.

Inteligência em Dados e Indicadores Econômicos em 2023

Com objetivo de avançar e inovar em soluções inteligentes para a tomada de decisões, o Sindilojas Gravataí incorporou, recentemente em seu portfólio, uma plataforma tecnológica de extração, mineração, tratamento e apresentação de dados econômicos municipais. Esta ferramenta, denominada “Observatório Econômico: indicadores para o desenvolvimento local”, é essencial para o monitoramento da dinâmica econômica setorial e para subsidiar as ações, projetos e demais iniciativas da entidade.

O objetivo da plataforma é atender às necessidades de municípios da região e da iniciativa privada, fornecendo conhecimento atualizado, preciso e integrado sobre a situação econômica local. A disponibilidade imediata de informações facilita a tomada de decisões embasadas, promovendo o desenvolvimento econômico setorial e municipal.

O presidente do Sindilojas de Gravataí, José Rosa, explicou que, com o Observatório Econômico, a entidade poderá monitorar dados e indicadores setoriais com precisão. “Isso permitirá o desenvolvimento de pesquisas aprofundadas para identificar oportunidades de investimentos e negócios no setor comercial da cidade, fortalecendo ainda mais nossa economia local”, enfatizou

Fonte: Observatório Econômico-Sindilojas Gravataí/Receita Federal

Rolar para cima