Dia do Consumidor se destaca no Calendário do Varejo

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e foi criado com o objetivo de promover o respeito e a proteção aos direitos e às necessidades dos consumidores.

Além da conscientização, a data também é sinônimo de “promoção” e vem obtendo cada vez mais força no calendário do Varejo como forma de aquecer as vendas no primeiro trimestre do ano. Nos últimos anos, vem acontecendo com essa data algo semelhante ao que ocorre com outras datas promocionais, como por exemplo, a Black Friday.

De acordo com o presidente José Rosa, os lojistas estendem a data por um período maior, como a Semana ou Mês do Consumidor, como forma de aumentar as vendas no e-commerce ou nas lojas físicas.

Você Sabe a Origem do Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março porque nessa mesma data, no ano de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso norte-americano abordando a questão dos direitos do consumidor.

A atitude, pioneira entre as lideranças políticas mundiais, chamava a atenção para a importância de conscientizar as pessoas sobre as necessidades dos consumidores.

Na carta, Kennedy destacou os quatro direitos fundamentais de todas as pessoas consumidoras:

O direito à vida e à segurança;

O direito à informação;

O direito de escolha;

O direito de ser ouvido.

Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Saiba a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente:

E já que estamos falando do Dia do Consumidor, vale destacar que essa data comemorativa é diferente do Dia do Cliente. Enquanto o Dia do Consumidor surgiu como uma data de conscientização dos direitos dos consumidores, o Dia do Cliente foi criado com fins exclusivamente comerciais.

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e foi criado em 2003 por um empresário brasileiro que tinha como principal objetivo homenagear clientes, promovendo a proximidade com lojistas através de promoções especiais.

Enquanto o Dia do Consumidor surgiu como uma data de conscientização dos direitos dos consumidores, o Dia do Cliente foi criado com fins exclusivamente comerciais.

Rolar para cima