Dia da Mudança é marcada com prática sustentável por colaborador do Sindilojas Gravataí

Você sabe o que é o Dia da Mudança? Há mais de 10 anos, o Sindilojas Gravataí criou o Dia da Mudança, celebrado no primeiro dia útil de cada mês, para marcar as práticas sustentáveis da entidade, a fim de despertar conscientização com foco na sustentabilidade ambiental.

Nesta data, são distribuídas plantas aos visitantes a fim de incentivar o cultivo e a preservação do meio ambiente. No entanto, além desta doação, o colaborador do Sindilojas, Eduardo Santos Alves ousou ir além, com a reutilização de um galão de 5 litros que transformou em uma caixa de correios. A ideia deu tão certo, que diversos moradores adotaram a ideia e aceitaram a doação como uma nova prática sustentável.

Galões plásticos transformados em Caixas de Correspondências

Eduardo, mais conhecido como Seu Dudu, trabalha no Sindilojas há 9 anos com a entrega de mais de 700 boletos por mês. “Percebi a necessidade, especialmente em dias de chuva, quando eu deixava a correspondência no pátio enrolado num saco plástico. Logo, surgiu esta ideia que deu certo”, destacou. Dudu já confeccionou diversas caixas de correspondência personalizadas para residências e estabelecimentos de associados.

A iniciativa do colaborador do Sindilojas pode servir de inspiração ou exemplo para a comunidade em adotar a prática que permite o reaproveitamento de um material que estaria para descarte.

Amigos do Planeta contempla práticas ambientais

O Dia da Mudança faz parte do Projeto Amigos do Planeta que é mantido pelo Sindilojas desde 2007. A iniciativa tem como foco a sustentabilidade ambiental.  Entre as ações do Sindilojas, estão a coleta de lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, eletroeletrônicos em desuso, pilhas e baterias. O Dia da Mudança tem por objetivo mudar a forma de pensar, ou seja, conscientizar a comunidade sobre as boas práticas ambientais.

Outras práticas complementam o Projeto Amigos do Planeta, como a reutilização de papel nas impressões e a separação do lixo para reciclagem. O Sindilojas também atua em sintonia com a preservação do meio ambiente, através do consumo consciente de água e no investimento em energia solar em suas instalações.

Vida Saudável com Mudança na forma de pensar e agir

O efeito sobre a consciência de cada um é o hábito de cultivar uma vida mais saudável a partir de pequenas mudanças. De acordo com o Gerente Executivo, Everton Pacheco, o Dia da Mudança foi pensado também para mudar a forma de pensar das pessoas, com mais consciência a fim de reduzir ao máximo os impactos ambientais.

Camiseta Verde alusiva ao Dia da Mudança

Para marcar a data, os colaboradores vêm, a cada primeiro dia útil do mês, vestidos de camiseta verde para homenagear a ação que faz parte do Projeto Amigos do Planeta.

Seja um Associado e Abrace esta ideia!