Consciência ambiental vira ação permanente no Sindilojas

O Sindilojas montou uma exposição com as peças adquiridas no Leilão Social “Sonhos na Parede”, realizado pelo Centro Social Marista, em abril, para decorar o hall da sede durante a Semana do Meio Ambiente, que vai desta segunda-feira, 5 de junho, até sexta, 9 de junho. A decoração ilustra a consciência ambiental que já virou um conjunto de ações permanentes no Sindilojas.

Dever de casa

Desde 2007, a entidade mantém o Projeto Amigos do Planeta, que começou mudando a cultura empresarial do Sindilojas, criando uma série de práticas que preservam o meio ambiente a partir das mudanças de comportamento do indivíduo. Substituição do uso de copos descartáveis por canecas de cerâmica e outros materiais permanentes pelos colaboradores, é uma destas práticas.

Uso de papel produzido com bagaço de cana para a maioria do material impresso na casa, é outra. Coleta seletiva do lixo da sede e das subsedes da Morada do Vale e de Glorinha, uso racional de ar condicionado, iluminação e água, também fazem parte do dever de casa. Paralelamente, foram criadas outras formas de promover a preservação ambiental envolvendo associados e comunidade. Veja abaixo:

Dia da Mudança

Distribuição gratuita de mudas de plantas no primeiro dia útil de cada mês, na sede e Subsedes do Sindilojas em Gravataí e Glorinha.

Lâmpadas

Em parceria com a Recilux, o Sindilojas recolhe fluorescentes queimadas dos associados desde 2008.

Eletroeletrônicos

Em parceria com a Trade Recycle, o Sindilojas recebe e dá destinação correta a eletroeletrônicos inservíveis de toda a comunidade.

Óleo de Cozinha

Em parceria com a Ecológica, o Sindilojas recebe e dá destino correto ao óleo de cozinha usado de toda a comunidade.

Pilhas e Baterias

Em parceria com a Descarte Certo o Sindilojas recebe pilhas e baterias dos associados.