Setores de medicamentos, supermercados, produtos diversos e tintas se destacam nos empregos gerados em janeiro e fevereiro
O comércio de Gravataí foi o principal responsável pelo saldo positivo na geração de empregos no município nos dois primeiros meses de 2025. Sozinho, o setor gerou mais de 41% das novas vagas de trabalho abertas na cidade no primeiro bimestre.
De acordo com os dados da Plataforma Observatório Econômico do Sindilojas de Gravataí, baseado nos dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, o comércio da cidade gerou 285 novas vagas de trabalho em janeiro e fevereiro deste ano, alta de 143,6% em relação ao primeiro bimestre de 2024.
Com isso, o comércio local superou o setor de serviços, que gerou 209 vagas (30,2%), e a indústria, com geração de 136 empregos (19,6%). Ainda houve saldo de 62 na construção civil (8,95%).
No mês de janeiro, o saldo do comércio de Gravataí ficou em 104 novas vagas criadas, enquanto em fevereiro, o saldo subiu 74%, chegando a 181 novas vagas criadas.
Quem mais contratou
Entre os segmentos comerciais com os melhores saldos positivos de contratações nos dois primeiros meses do ano, destacam-se o comércio de medicamentos, com 128 admissões; supermercados, com 33; outros produtos, com 28; e tintas, com 16. Também merecem destaque o comércio varejista de combustíveis, com 12 contratações; o de móveis, com 10; joalherias, com 9; entre outros.
Celebração
Para o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, o resultado mostra o protagonismo do varejo local.
“É com muita satisfação que celebramos esse importante resultado para a nossa cidade. Isso mostra, mais uma vez, a força, a resiliência e o protagonismo do varejo na economia local”, disse.
José Rosa destaca o trabalho dos empresários de Gravataí e suas contribuições para este resultado.
“Esses números não surgem por acaso. São fruto do trabalho diário de empresários comprometidos, da dedicação dos nossos colaboradores e da confiança da população que escolhe comprar no comércio da cidade”, completou.
Observatório Econômico
O Sindilojas de Gravataí, sempre em busca de inovação, lançou a plataforma Observatório Econômico: Indicadores para o Desenvolvimento Local. Essa ferramenta tecnológica avançada permite a extração, mineração e apresentação de dados econômicos municipais em tempo real, fornecendo insights estratégicos para empresários e gestores públicos.
O Observatório Econômico é uma peça-chave para o monitoramento da economia de Gravataí, fornecendo informações precisas que ajudam na tomada de decisões, identificação de oportunidades de negócios e planejamento de investimentos. Com base em dados atualizados, a plataforma fortalece o desenvolvimento econômico setorial e impulsiona o crescimento sustentável do município.
Texto: Observatório Social de Gravataí e Glorinha