Rotary Club, Comissão Sindimulher, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Sicoob unem esforços para atender mulheres em tratamento.
O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, recebeu, na tarde de sexta-feira (09), a representante da Comissão de Serviços Humanitários do Distrito 4670 do Rotary Internacional e integrante do Conselho Deliberativo da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gravataí, Nórdia Fonseca. O encontro teve por objetivo apresentar a nova parceira do Banco de Perucas Nádia Fonseca, a professora e costureira, Roseli Pereira, que ministrará oficinas para a confecção de perucas, feitas com cabelos naturais.
De acordo com a professora e costureira, Roseli Pereira, fazer parte deste movimento é um sonho antigo. “Tive câncer de mama há 13 anos e fui usuária de perucas feitas de fios sintéticos. Devido ao material utilizado provocar calor e desconforto em dias mais quentes, o sonho de Roseli era poder confeccionar perucas com cabelos naturais e proporcionar mais conforto para as pacientes”, relatou.
Natural de Santo Antônio da Patrulha, Roseli já produziu centenas de perucas, por meio de uma parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer do município. “Fiz perucas para algumas instituições de saúde, todas produzidas com cabelos naturais”.
Oficinas serão ministradas por costureira com experiência de produção
A oficina de perucas é um serviço disponibilizado pela Liga Feminina de Gravataí e será ministrada pela Roseli que vai ensinar voluntárias na fabricação para, posteriormente, abastecer o Banco de Perucas.
Doações de cabelos ou Empréstimos das perucas. Como funciona?
Aos pacientes que enfrentam o câncer, basta ir até o Sindilojas Gravataí para atendimento. A iniciativa aceita a doação de cabelos naturais com, pelo menos, 15cm de comprimento e tem como finalidade também, o empréstimo de perucas para mulheres em tratamento da doença. O usuário recebe manual de uso para os cuidados e manutenção das perucas durante o seu uso.
Conforme a colaboradora do Sindilojas Gravataí, Rosângela Schneider Souza, aos interessados para solicitar o empréstimo das perucas, devem preencher um termo, conforme o acordo. “Todo cabelo/peruca doada ou emprestada, é catalogada no sistema”, salientou.
Para utilizar o acessório do Banco Nádia Fonseca, é necessário apresentar documento de RG ou CPF e comprovante de endereço do doador ou usuário. O empréstimo da peruca está estabelecido para um prazo de um ano, podendo ser prorrogado, de acordo com a necessidade.
De acordo com Nórdia, o Banco Nádia Fonseca conta com, aproximadamente, 40 perucas para empréstimo, sendo que destas, 10 estão em uso por mulheres em tratamento de câncer. “Atualmente, o material para a fabricação das perucas está sendo disponibilizado pelo Rotary Club de Gravatai, com apoio do Sicoob”, argumentou.
A costureira Roseli Pereira salienta que as madeixas são personalizadas, de acordo com o estilo individual de cada paciente. “Temos perucas de tamanhos curtos, médios ou longos, castanhas, loiras ou mechadas, de topos, entre outros”, ressaltou.
Sobre o Banco de Perucas Nádia Fonseca:
Há dois anos, o Rotary Club, em parceria com o Sindilojas Gravataí, por meio da Comissão Sindimulher, criou o Banco de Perucas Nádia Fonseca, com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer, bem como reunir cabelos para a confecção de perucas. Entre os parceiros, está o Sicoob Três Fronteiras – Unidade Boulevard Sindilojas, que apoio com recursos financeiros para a compra de materiais.
A iniciativa visa atender pessoas que estão em tratamento do câncer, elevando a autoestima e proporcionando uma melhor qualidade de vida para um momento delicado do paciente. O Banco Nádia Fonseca é abastecido pela produção desta rede de apoiadores e voluntários.
Sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer:
A Liga Feminina de Combate ao Câncer, fundada em Gravataí, desde 2005, é composta por voluntárias, e tem como principal objetivo dar assistência a pessoas portadoras de câncer.
Além de apoiar o Banco Nádia Fonseca com a confecção das perucas, por meio das oficinas dirigidas pela professora Roseli Pereira, a Liga Feminina promove ações junto a rede socioassistencial, para auxiliar no acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares, em todo o processo do tratamento oncológico.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer está localizada na rua Prefeito Victor Hugo Ludwig, 471, centro, Gravataí-RS. Seja um voluntário e faça parte desta história. Informações Whats: (51) 981.498.768.
O Sindilojas Gravataí está localizado na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 336. Informações: (51) 3488.4586.