Instalado no Sindilojas Gravataí, o espaço está disponível para pacientes durante cuidados em combate a doença.
Com objetivo de elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer, o Sindilojas Gravataí, Sindimulher, em parceria com Rotary Club Gravataí, criou o Banco de Perucas Nádia Fonseca, instalado na sede da entidade. A iniciativa foi idealizada pela representante da Comissão de Serviços à Comunidade do Distrito 4670 do Rotary Internacional, Nórdia Fonseca e o presidente do Sindilojas, José Rosa, que de imediato montou e lançou o espaço durante o Desfile das Vitoriosas, em outubro de 2022.
Conforme o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, a iniciativa visa atender pessoas que estão em tratamento do câncer, proporcionando uma melhor qualidade de vida para um momento delicado do paciente. “A ideia é emprestar perucas para serem utilizadas por pessoas que enfrentam a doença”, salientou.
Espaço faz homenagem póstuma a ex-diretora do Sindilojas
O Banco de Perucas faz parte de um projeto social da entidade que faz homenagem póstuma a ex-diretora do Sindilojas Gravataí, Nadia Fonseca (in memorian), que faleceu em virtude do câncer.
De acordo com Nórdia Fonseca, irmã de Nadia, é uma satisfação ver o nome da irmã num projeto que visa melhorar a vida de pessoas com a doença. “As perucas, confeccionadas com cabelos naturais, foram doadas por Nórdia, utilizadas em vida pela Nadia, durante o tratamento de quimioterapia. “Contribuir com pessoas acometidas pelo câncer é algo que me impacta e me emociona”, salientou.
As perucas eram de Thereza Somariva (in memorian), falecida há dois anos, e foram herdadas pela filha Nórdia. “Minha mãe atuou por mais de 40 anos, embelezando noivas e debutantes. Sempre trabalhou com beleza, estimulando a autoestima de mulheres e era associada do Sindilojas”, contou Nórdia.
Projeto Social aceita doações de cabelos
As pessoas que quiserem colaborar com o projeto, o espaço está aberto para possíveis parcerias com empresas da área de beleza para a manutenção do Banco de Perucas. A ação também aceita a doação de cabelos, com pelo menos, 15cm de comprimento.
Aos pacientes que enfrentam o câncer, basta ir até o Sindilojas para atendimento. A peruca é emprestada durante o tratamento e, após concluído, a peça deve ser devolvida para disponibilizar o uso para pessoas que enfrentam a doença. Se você sabe de alguém que precise, por favor, divulgue esta informação.
Saiba Mais, por meio do contato: (51) 3488.4586.