Atitude e Protagonismo estão entre os principais perfis selecionados por times de sucesso

Por Viviane Mariot.

Autorresponsabilidade para Times de Sucesso foi o assunto principal da palestra ministrada pela mestra em Gestão de Negócios e especialista em movimento dos grupos, Fernanda Aguiar, na noite desta quarta-feira (26-07), na sede do Sindilojas. O evento, promovido pelo Sindilojas Gravataí contou com a parceria da Rede de Educação da Fecomércio/Sesc/SenacRS.

De acordo com a especialista, que também é Coaching e mentora de liderança, a autorresponsabilidade representa uma pessoa de atitude, protagonista e que tem iniciativa. “O único caminho que existe para aprender a ser autorresponsável é o do autoconhecimento”, enfatizou. Ela cita que responsabilidade demonstra a qualidade do que é ser responsável, de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.

Entre os assuntos importantes, a palestrante ressaltou que estar presente traz uma série de benefícios para sua vida, tais, como autoconsciência, produtividade, compaixão e gratidão. “Quando estiver, esteja”, disse ao falar sobre o poder do agora, numa busca de entregar sempre o seu melhor, seja qual for o ambiente. Além disso, foram destacadas as atitudes de alta performance para que cada participante possa mapear seu perfil comportamental.

Atitudes de Alta Performance

Motivação

Foco

Disciplina

Iniciativa

Criatividade

Resiliência

Ética

Autodesenvolvimento

A dica da coaching é que o profissional possa focar nos seus pontos fortes, nas habilidades e aprimorar os aspectos que precisam ser desenvolvidos. “Tudo é uma questão de comportamento, pois conhecimento se absorve, mas é preciso colocá-lo em prática”, afirmou.

Por que é tão difícil mudar os comportamentos?

Conforme Fernanda Aguiar, o cérebro não nos avisa o atalho, mas o prazer imediato. “Então, cada vez que o nosso cérebro precisa processar uma mudança de hábito, ele vai ter que fazer várias novas conexões”.

Na ocasião, Fernanda enfatizou que qualquer mudança de comportamento depende da mudança do modelo mental. Descobrir qual seu papel, seu propósito, identificar os pontos fortes e fracos com o autoconhecimento estão entre as dicas aconselhadas pela consultora.

Ao final, o público participou de um teste que abordou os diferentes tipos de perfis comportamentais. “O perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências relacionadas às atitudes das pessoas, ou seja, é possível detectar suas aptidões e, ainda, como elas reagem diante de diferentes situações”, esclareceu.

Sobre a palestrante:

  • Consultora SESC e SENAC • Palestrante • Coach Pessoal e Profissional • Facilitadora de grupos • Mestra em Gestão e Negócios • Mentora de Liderança • Especialista em movimento dos grupos • Doutoranda em Infomática na Educação

@fecomercio @aguiarlideres @senac_gravatai @sescgravatai

Rolar para cima