Presidente José Rosa presente na condecoração do Mérito Farroupilha ao presidente da CNC

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, marcou presença na tarde desta terça-feira (12) na condecoração do Mérito Farroupilha ao presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros.

A solenidade, no Salão Júlio de Castilhos, no primeiro andar do Palácio Farroupilha, Centro Histórico de Porto Alegre, foi uma proposição do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos). Criada em 1995, a Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A condecoração é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Quem é José Roberto Tadros?

José Roberto Tadros tem 78 anos e nasceu em Manaus, no Amazonas. Começou sua trajetória na mais antiga empresa do seu Estado natal, a José Tadros e Companhia, que foi fundada por seu bisavô, no ano de 1874.

É advogado, empresário, pós-graduado em Ciências Políticas, Doutor Honoris causa pela Universidade Santa Úrsula e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais, escritor e líder sindical. Atualmente, está licenciado da presidência do Sistema Fecomércio do Amazonas, missão que assumiu em 1986. Desde 2018, é presidente da CNC. Por 20 anos, foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Tadros também foi membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas; vice-presidente da Academia Carioca de Direito; membro da Academia Amazonense de Letras; presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências; membro da Academia Nacional de Agricultura e membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros. Este ano, foi reconhecido entre grandes líderes da América Latina por seu impacto e sua contribuição à sociedade, destacando o legado de sua liderança inovadora e comprometida no primeiro Latin Trade Virtus Awards, em Miami.

Lecionou Filosofia, Sociologia e História. É autor dos livros “O Grande Amazonas em Marcha” de 2017; “Ideias Confessadas”, de 2011; “Marco para Novas Gerações” e “Da Razão e das Palavras”, os dois últimos lançados em 2010. É coautor da obra “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”.

O que é a CNC?

Fundada em 1945, a CNC coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, o Sicomércio, formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), com mais de mil sindicatos de diversos segmentos do comércio em todo o Brasil. Juntas, as entidades representam mais de 4 milhões de empresas, que geram 23,8 milhões de empregos diretos e formais, um terço do total oferecido pelo País.

Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o chamado Sistema S. O Sesc e o Senac foram criados na década de 1940 e, desde então, contribuem decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população.

No Rio Grande do Sul, a Fecomércio-RS é filiada à CNC.

Rolar para cima