No dia 3 de agosto, o Sistema Fecomércio-RS completou 79 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Liderada pelo presidente Luiz Carlos Bohn, nos últimos anos a Federação tem trabalhado de forma cada vez mais incisiva em prol do desenvolvimento do Estado. Além das tradicionais bandeiras em defesa do setor do comércio de bens, serviços e turismo, tem sido protagonista em projetos como a reforma tributária, auxiliando na construção e lutando contra o aumento da carga tributária. Além disso, desde maio deste ano, quando o Rio Grande do Sul foi atingido pelas enchentes, atuou intensamente em diversas frentes, tanto humanitárias quanto no diálogo com os poderes públicos, para ajudar os atingidos, assim como apoiar as empresas buscando recursos e medidas para manter os empregos e reconstruir a região.
Com mais de 100 sindicatos empresariais em sua base, a Fecomércio-RS ainda proporciona ações na área de bem-estar social, educação e qualificação profissional a milhares de gaúchos por meio de seus braços sociais, o Sesc/RS e o Senac-RS. São mais 100 Unidades Operacionais no Estado.
Uma das marcas da entidade é a constante avaliação das suas entregas, com foco na modernização e melhorias dos seus espaços e serviços. Em 2023, foram investidos mais de R$ 60 milhões em modernização dos espaços, obras estruturais, instalações, materiais permanentes, equipamentos e imóveis. Neste ano, o presidente Bohn estima mais de R$ 230 milhões aportados para melhorias, investimentos e projetos nas áreas de atuação do Sesc e Senac.
“Completar quase oito décadas de existência mostra a força e a representatividade da nossa Federação. Somos uma entidade consolidada, que faz parte da história dos gaúchos, presente no dia a dia dos empresários e, que a cada ano que passa, se mostra mais unida e imprescindível para a construção de um futuro próspero. Acreditamos que o setor terciário tem um papel fundamental no desenvolvimento da nossa região. Atualmente, representamos mais de 530 mil estabelecimentos responsáveis por aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais no nosso Estado”, pontua o presidente.
Ao longo de sua trajetória, além de todas as entregas do Sistema, um dos destaques foi a entrega da Casa do Comércio Gaúcho. A nova sede da Fecomércio-RS foi construída em quatro anos, sendo resultado de um projeto estruturado de planejamento e organização. Além de ser a sede administrativa da Federação, a construção abriga o Lab Fecomércio. O espaço de 1.000m², consiste no hub de inovação, conectando startups aos empresários de todo RS a fim de tornar o mercado ainda mais competitivo. A incubadora promove a conexão de organizações de diferentes segmentos na busca por soluções concretas.
Fonte: Sistema Fecomércio-RS