OSBG homenageia estudantes vencedores do Concurso de Redação

Sétima edição do evento aconteceu no Sindilojas Gravataí.

Com objetivo de promover a discussão e reflexão com a comunidade escolar, o Observatório Social do Brasil de Gravataí e Glorinha (OSBG) realizou o 7º Concurso de Redação 2023, na noite de 28 de novembro (28-11), na sede do Sindilojas Gravataí. O tema proposto foi sobre “O ‘jeitinho’ brasileiro: as consequências sociais do hábito de levar vantagem em tudo”, com a ideia de estimular o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania.

Conforme o presidente do Observatório Social do Brasil de Gravataí e Glorinha (OSBG), o advogado Luiz Fernando Rodrigues, a realização do concurso de redação é uma oportunidade de mostrar o potencial de talentos das nossas escolas. “É gratificante fazer parte de um grupo de pessoas que contribuem efetivamente para a comunidade e para a educação de nossos jovens. Somos otimistas de que temos todas as ferramentas para melhorar o contexto atual, com boa vontade, disciplina e trabalho”, salientou.

Na ocasião, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, esteve representando o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, que transmitiu uma mensagem parabenizando o trabalho e incentivo do Observatório Social em prol do desenvolvimento como cidadãos, e a participação de todos os estudantes.

De acordo com a ex-presidente e voluntária do Observatório Social do Brasil de Gravataí, Eloíza Espírito Santo, a sétima edição do concurso impactou um público significativo, alcançando 20.420 pessoas. O OSBG agradece a Comissão de Voluntários que atuam ao longo do ano, para valorizar estudantes e incentivá-los ao desenvolvimento da cidadania. “A coordenação deste grupo foi feita pela professora Isabel Mendes, sendo muito dos voluntários, os próprios professores”, ressaltou Eloíza.

Participaram do concurso estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas nas cidades de Gravataí e Glorinha. O evento contou com a presença do prefeito de Glorinha, José Paulo Correia, e demais convidados.

Confira os estudantes vencedores:

9º Ano

1º lugar: Anita do Nascimento Oliveira – Escola Presidente João Goularte – A cultura do jeitinho brasileiro – Professora Sabrina Moscon Ferreira;

2º lugar: Manuela de Souza Rech – Escola Salvador Canellas Sobrinho – Normalização do jeitinho brasileiro – Professora Liliane Córdova Machado

3º lugar: Thaís Glowascki Pinheiro – Escola Ladislau de Oliveira Nunes – A cultura negativa do “jeitinho brasileiro” – Professora Fernanda Gandon de Souza.

2º Ano:

1º lugar: Wagner Pacheco Luiz – Escola Nicolau Chiavaro Neto – O “jeitinho” brasileiro: conveniência ou falta de ética – Professora Veridiana Schardosim Gomes

2º lugar: Emily dos Santos Crestani – Escola Ponche Verde – Professora Cássia Guimarães

3º lugar: Júlia de Mattos Braun -Estadual Emília Viega da Rocha – Professora Carla Simone de Almeida Nunes

O Concurso contou com o apoio Master do Sistema Fecomércio-RS, Sindilojas Gravataí, Sicredi e Marsala. Entre os apoiadores, estão Vancosty, Confraria do Doce, Clip, Sonho Gastronomia, Casa Maria, Sindimulher e R Jeans.

Sobre o OSBG:

O OBSG é uma organização não governamental, apartidária, sem fins lucrativas e que atua democraticamente para o exercício da cidadania. O Sindilojas Gravataí é parceiro e apoiador de diversos projetos sociais, incluindo as edições do Concurso de Gravataí. Os mantenedores do Observatório Social de Gravataí são: MegaOffice, Concremold, Ivan e Filhos Contabilidade, Madeireira Glorinha, Cristiani Fonseca, Grande Loja Maçônica do RS e Grande Loja do Oriente do RS e Lojas Maçônicas.

Rolar para cima