Raro Aroma se destaca no mercado com fragrâncias personalizadas

Empresa associada do Sindilojas Gravataí fatura R$ 500 mil.

A empresa associada Raro Aroma foi manchete na Revista Globo digital, com a criação de identidades olfativas para empresas e residências. Desde 2018, a empresa foi fundada com o propósito de conectar pessoas por meio de aromas exclusivos.

De acordo com o casal de empreendedores e fundadores da Raro Aroma, Clarissa Stefanello e Newton Philiph, poucos estabelecimentos conhecem o marketing olfativo, por isso, é importante ressaltar para os clientes a importância desse recurso sensorial de aromatização de ambientes para estreitar o vínculo com o consumidor.

Marketing Olfativo: O que é?

É um conjunto de estratégias voltadas para atrair e fidelizar clientes por meio de aromas personalizados, interessante para quem vende pela internet. A escolha do aroma certo, ou seja, aquele que realmente representa a marca, pode tornar a experiência do cliente inesquecível.

Alguma vez na vida, alguém já experienciou uma sensação olfativa em alguma determinada loja que, provavelmente, despertou uma experiência de compra agradável e, talvez, marcante, justamente por causa do aroma.

Em 2022, ano em que a Raro Aroma se associou ao Sindilojas, a empresa faturou cerca de R$ 500 mil. Para o casal, produzir experiências aromáticas exclusivas se tornou um grande case de sucesso, além de um negócio promissor.

No entanto, empreender neste nicho requer muito aprendizado e conhecimento para entender o comportamento do consumidor. A ideia, é promover engajamento entre a marca e seus clientes com a criação de fragrâncias individuais, de acordo com a marca e a identidade da empresa. O negócio, envolve ainda, o marketing sensorial.

Marketing Sensorial: O que é?

É o marketing que engaja os sentidos do consumidor e afeta sua percepção, seu julgamento e seu comportamento. Seu propósito é o de gerar gatilhos subconscientes que envolvam a percepção não concreta que um consumidor tem de um produto ou da personalidade de uma marca. É aquele que estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca.

Para desenvolver fragrâncias que combinem com cada marca, os empreendedores fazem uma análise de branding sensorial, buscando identificar a identidade olfativa do negócio. “Realizamos uma análise de faixa etária, origem e hábitos do cliente, cruzando esses dados com o conceito da marca e do produto”, diz Stefanello.

Branding Sensorial: O que é?

O branding sensorial é uma estratégia de marketing que procura atingir os sentidos do corpo humano, provocando sensações positivas e fidelizando clientes. Pode ser uma grande ferramenta para atrair seu público e ampliar suas vendas.

O objetivo de uma fragrância pode ser, por exemplo, inspirar energia, relaxamento ou evocar aromas de verão. “Tudo é feito de forma bem direcionada para que o cheiro possa transmitir exatamente a identidade dessa empresa”, conclui.

Você pode acessar a reportagem na íntegra, acessando o link glo.bo/3phN26u.