Conectando Tecnologia ao Seu Negócio foi o foco de encontro no Sindilojas Gravataí

Na noite desta quarta-feira (31-05), a parceria entre o Sicoob e o Sindilojas Gravataí sediou o – TechDay Gravataí – Conectando pessoas e compartilhando conhecimento, na sede da entidade. O evento teve como objetivo compartilhar conhecimento com os empresários sobre inovação e tecnologia.

O encontro foi mediado pelo Analista de Inovação do Sicoob de Maringá, Paraná, Andrew Taniguchi, e contou com a abordagem do Ceo da Start Ideia e Cto na Conta Ágil, Rubens Olenski. Entre os tópicos abordados, estão o conceito de transformação digital, pensamento mindset, tecnologia entre outros.

Confira abaixo a entrevista em forma de bate-papo:

Andrew Taniguchi: O que é Transformação Digital?

Rubens Olenski: Esta é uma transformação que, inicialmente, se percebe a transformação nas pessoas. É quando o empreendedor enxerga esta possibilidade de levar a transformação digital para o dia a dia. É ter o pensamento de mindset do negócio. É estar aberto ao novo, para o novo, para novas conexões e para novas experiências. É ter a visão de levar o negócio para o digital. Trata-se de uma mudança de mentalidade. Mindset significa expansão da mentalidade.

Andrew Taniguchi: Inovação. Como funciona isso na prática?

Rubens Olenski: Inovação não é só tecnologia, mas na forma do atendimento humanizado de uma empresa, por exemplo, são as experiências de compra e venda que você utiliza ou propõe ao teu consumidor. É quando você consegue se adaptar às mudanças e ampliar a mentalidade para novas ideias e executá-las.

Andrew Taniguchi: Como é a segurança para usar o Chat GPT?

Rubens Olenski: ChatGPT é um assistente virtual inteligente no formato chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Esta é uma ferramenta que pode contribuir como suporte ou apoio de como levar conteúdos para as redes sociais, por exemplo. Tem um potencial enorme para testar pesquisas, como por exemplo, saber quais são os riscos potenciais na tecnologia digital nos próximos anos.

Entre as reflexões do evento, a questão sobre as possibilidades de novos olhares sobre o meu ou o seu negócio a partir das mudanças de comportamento do consumidor antes, durante e após a pandemia. “Essa visão de perceber estas mudanças e conectar com o cotidiano da empresa é fundamental”, salientou Rubens.

Andrew Taniguchi: Por onde começa uma Transformação Digital numa empresa?

Rubens Olenski: Começa pelo empresário, pelo dono do negócio. Não adianta terceirizar. É o dono/empresário que deve levar esta transformação para o seu negócio.

Para finalizar, a Gerente da Regional do Sicoob de Canoas, Lislaine Nascimento, ressaltou que qualquer mudança deve estar sempre adaptada com a necessidade do cliente. “Precisamos estar de olho lá na ponta, no cliente, consumidor que dita a demanda. É a partir do comportamento e da necessidade do cliente que vamos criar estratégias e possibilidades de soluções satisfatórias para o que ele necessita”, salientou.

Na ocasião, experiências com metaverso foram disponibilizadas aos participantes. Participaram o presidente do Sindilojas, José Rosa, a presidente do Sindimulher, Cerli Dal Santo, o Gerente Executivo, Everton Pacheco, vereadores, empresários e representantes de entidades. Além do Sindilojas, o evento contou com o apoio da Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), Prefeitura de Gravataí e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT).