Tratamento está disponível na Clínica Odontológica do Sindilojas Gravataí
Com objetivo de tratar a dor orofacial e as articulações temporomandibulares (ATMs), a Clínica Odontológica do Sindilojas Gravataí conta com uma profissional especialista nesta área, a dentista Dra. Daiane Vanin Pinto. Entre as práticas para o tratamento, a especialista indica o uso de lembretes que alertam pacientes para desencostar seus dentes.
Campanha Desencoste os Dentes
Desencostando seus dentes, você evita o desgaste e dor nos dentes, piora de problemas periodontais como danos em restaurações, próteses e implantes.
Tal condição vem afetando milhares de pessoas e atinge principalmente mulheres na idade adulta — as quais muitas vezes acreditam que estão apenas com uma enxaqueca. A Campanha visa controlar o bruxismo em vigília, ou seja, de dia.
Você sabe o que é uma Dor Orofacial?
De acordo com a especialista em DTM e Dor Orofacial, Dra. Daiane Vanin, esta é uma dor que se manifesta nos tecidos da cabeça, face e pescoço e de todas as estruturas do interior da boca (língua, dentes, mucosa das bochechas, e garganta). A dentista explica que as dores nestas áreas podem ser agudas (mais forte e de rápida duração) ou crônicas (dores persistentes por mais tempo com intensidade variável). A profissional salienta que o foco do seu trabalho é o tratamento destas dores, bem como sua prevenção.
Disfunções Temporo Mandibulares (DTM). Saiba o que é?
São as alterações da função normal que ocorrem nas articulações quem unem a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora), chamadas articulações temporomandibulares (ATMs).
Como funciona as ATMs?
Assim como as demais articulações, as ATMs têm a finalidade de articular os ossos por meio de ligamentos, discos e músculos e permitir sua movimentação sob um comando central (células nervosas).
Assim, as principais reclamações de quem convive com esta síndrome são associadas à dor de cabeça, no pescoço ou nos ombros. Daiane Vanin salienta que a disfunção se manifesta com a limitação da abertura da boca, ruídos na articulação, estalos ao abrir ou fechar a boca. “Acontece o apertamento ou ranger dos dentes inconscientemente em momentos de preocupação ou estresse. O problema é conhecido como bruxismo”, esclareceu.
Daiane, que é professora do Curso de especialização em DTM e Dor Orofacial na Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Sul (ABO), enfatiza que todo paciente que apresentar tais sintomas deve procurar um especialista na área.
Venha até o consultório da Dra. Vanin para uma avaliação e receber o tratamento mais adequado para o seu caso. Aproveite as condições acessíveis do Sindilojas Gravataí.
Daiane Vanin é membro da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) e vice-presidente da Associação Gaúcha para o Estudo e Pesquisa da Dor Orofacial (AGEDOF).