Conexão entre Startup Bemp e Barbearias inspira novos modelos de negócios

Sindilojas Gravataí é pioneiro na iniciativa entre os sindicatos gaúchos.

O Sindilojas Gravataí promoveu a conexão entre a startup incubada no Lab da Fecomércio-RS, a Bemp, que oferece uma plataforma que atende as demandas de gestão de salões, barbearias e clínicas do Brasil com barbearias da região. O encontro que aconteceu no espaço + Sindilojas, no Boulevard da entidade contou com a presença da secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga do Gerente Executivo do Sindilojas, Rodrigo Silva, e demais representantes de barbearias.

De acordo com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, a prefeitura está investindo no Programa de Aceleração de Startup. Para Selma, esta é uma tendência de transformação que coloca Gravataí em indicadores de qualidade. “É uma forma de incentivar a inovação com parceiros, como o Sindilojas Gravataí, a Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação (AGTI), universidades parceiras, entre outros. A diferença entre uma startup e uma empresa é a metodologia”, esclareceu.

Conforme o Gerente Executivo do Sindilojas Gravataí, Rodrigo Silva, esta é uma oportunidade de segmentar e trazer empresas incubadas do Lab Fecomércio-RS para apresentar ferramentas de inovação com a finalidade de impactar de forma positiva nos negócios.

Barbearias buscam soluções inovadoras com empresa incubada do Lab da Fecomércio-RS

Para o Sócio-fundador da Bemp, Diego Centeno, o Sindilojas Gravataí é o primeiro sindicato filiado a Fecomércio-RS que traz esta visibilidade as startups gaúchas, contribuindo assim, com o desenvolvimento das empresas e fomentando novos modelos de negócios.

Segundo o Gerente Comercial da Bemp, Matheus Bobsin, a ideia é apresentar ao empresário um Sistema de Gestão Digital que visa facilitar e atender processos de fluxos de caixa, agendamentos, entre outros negócios, com foco nas necessidades dos clientes e empreendedores.

O proprietário da Barbearia Falcão, Diogo Lima Falcão, esta é uma iniciativa fundamental para a troca de experiências, networking e agregar valor no seu negócio por meio de parceiros do mesmo segmento. “Acredito que depois da Copa o público masculino tem priorizado a busca pela vaidade, sendo que 60% do meu público é fidelizado”, justificou.

O Eberson Cardoso dos Santos, da Barbearia 470, que dirige há 10 anos a sua empresa e atua há 18 anos neste nicho, não tem o hábito de trabalhar com a agenda e o perfil de público dele tem se adaptado. Por outro lado, José Vicente Bernardes da Barbearia Z, salienta que é usuário do App da Bemp e tem facilitado de forma significativa o fluxo de atendimentos.

“Não abro mão do App da Bemp. 90% dos meus clientes utilizam o App. Se não fosse usuário desta ferramenta, acredito que meu estabelecimento não teria se mantido. Como usuário da Bemp, eu tenho controle de estoque de produto, custos, despesas, facilidade de mensurar resultados, faturamento, entre outros”, enfatizou José da Z Barba, que é sócio do irmão Gabriel Bernardes.

Na opinião de Diogo, neste segmento não trabalhar com agendamentos, pode ser um risco de estar perdendo clientes. José ressalta que 60% dos clientes são fidelizados por causa do atendimento e 40% referem-se ao gosto da técnica do corte.

O Brasil é o terceiro maior país que se destaca no mercado da beleza e bem-estar do mundo.

Sobre a Bemp: Criada em 2015 como a primeira plataforma em nuvem, revolucionando mais uma vez o mercado da beleza em 2016, com o lançamento do primeiro aplicativo de barbearia do mundo. Atualmente, a Bemp atende mais de 400 estabelecimentos desde grandes redes até pequenos negócios. O uso da plataforma Bemp traz uma série de benefícios, como redução de custos, automatização de processos sem burocracia, fidelização de clientes e entrega de boas experiências por meio de agendamentos, profissionalizar sua gestão de forma descomplicada, focar no atendimento do cliente que é o que realmente importa.