Inovação e Tecnologia é foco da 2ª edição do Rio Innovation Week

José Rosa integra Comitiva da Fecomércio RS.

Com o objetivo de discutir quais os rumos do comércio de bens e serviços, bem como no segmento do turismo, em um contexto em que a inovação tecnológica pode alavancar novas perspectivas de negócios, acontece, de 08 a 11 de novembro, o Rio Innovation Week no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento conta com uma intensa programação que traz conteúdos enriquecedores para o atual momento em que vive o comércio varejista.

Palestras abordam o futuro do comércio

Na quarta-feira (9), a maioria das palestras realizadas no Palco Conecta debateram sobre varejo e inovação. Durante a palestra que destacou “O Futuro do Varejo é Exponencial”, o CMO da Linx&Stone, Tiago Mello, enfatizou sobre o quanto o varejo está cada vez mais imediatista, sendo a proximidade e a velocidade de entrega enormes diferenciais competitivos. “Uma pesquisa apontou que 52% dos consumidores irão deixar de comprar de vocês se o concorrente entregar antes; 62% dizem que a entrega rápida é fator crucial para uma experiência positiva; 19% do varejo americano já consegue entregar em até 2 horas”, destacou Mello.

Para se adaptar a este cenário, o especialista indica que é preciso encurtar o caminho até a compra, diminuindo a distância entre descoberta, consideração e transação; fornecendo várias opções de atendimento, incluindo BOPIS (Buy on-line, pick up in-store), entrega no mesmo dia, etc, a fim de suprir às expectativas mais altas dos consumidores de atendimento sob demanda; antecipar a necessidade dos compradores de se conectar não apenas na fase de descoberta, mas ao longo de todo o caminho de compra. Além disso, encontrar todas as maneiras de eliminar a carga de trabalho para compradores e criar uma experiência sem atritos; aproveitar tecnologias novas e inovadoras para experiências que conectam criadores, marcas e comerciantes, não importa onde estejam”, frisou.

Dirigentes avaliam semana de inovação no Rio

Os vice-presidentes da Fecomércio-RS, que acompanham o evento nesta semana, avaliam a experiência como uma oportunidade única de conferir as novidades e pensar no que pode ser aplicado no Estado e para o comércio local.

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, aproximar cada vez mais este cliente da experiência do teu negócio, com atendimento humanizado, além de buscar de forma contínua as novidades tecnológicas para atualizar o comércio gaúcho e o local. “Precisamos estar engajados a este movimento tecnológico e acompanhar as inovações e buscar melhorias de forma continuada”, ressaltou.

“O varejo está sendo atacado por grandes players que têm alta tecnologia e conseguem comprar um volume grande de produtos, de forma mais barata e inovadora. Mas cerca de 90% do varejo é feito por pequenos empresários, que não têm essa capacidade de comprar e competir de igual para igual com os grandes players. Por isso, nós precisamos aprender e buscar novas tecnologias para o pequeno varejista, que muitas vezes são de negócios familiares. E nós, como entidade, temos a obrigação de trazer para a nossa região as tendências e mostrar para o comércio que existem soluções e que as tecnologias estão barateando mais”, destacou o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir da Costa.

Já o vice-presidente da Federação e presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, salienta: “Não adianta as pessoas esperarem por resultados melhores fazendo as mesmas coisas que fazem há vários anos. Se a gente não buscar novidade, inovação, algo diferente a ser feito no seu estabelecimento comercial, com certeza o sucesso do negócio está comprometido. Este é um evento grandioso que permite com que entidades como a Fecomércio-RS e sindicatos tirem proveito de várias formas. O objetivo de estarmos engajados no movimento de inovação é justamente modernizar o comércio, que muitas vezes está parado no tempo” afirmou.

Fonte de informações: Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS.

Rolar para cima