Lançado Banco de Perucas durante Desfile das Vitoriosas

Iniciativa beneficia pessoas em tratamento de câncer.

Com objetivo de elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer, bem como reunir cabelos para a confecção de perucas, o Sindilojas Gravataí, Sindimulher em parceria com Rotary Club e Gabinete da Primeira-Dama do município de Gravataí criou o Banco de Perucas Nádia Fonseca, instalado na sede da entidade. O lançamento aconteceu na noite de segunda-feira (31), durante o Desfile das Vitoriosas, em frente à Prefeitura Municipal.

Conforme o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, a iniciativa visa atender pessoas que estão em tratamento do câncer, elevando a autoestima e proporcionando uma melhor qualidade de vida para um momento delicado do paciente. “A ideia é emprestar perucas para serem utilizadas durante os cuidados em combate a doença”, salientou.

O Banco de Perucas faz parte de um projeto social da entidade que faz homenagem póstuma a ex-diretora do Sindilojas Gravataí, Nadia Fonseca (in memorian), que faleceu em virtude do câncer. A Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade Rotary Club Gravataí, Nórdia Fonseca, irmã de Nadia, comentou da satisfação de ver o nome da irmã num projeto que visa melhorar a vida de pessoas com a doença. “As perucas, confeccionadas com cabelos naturais, foram doadas por Nórdia, que foram utilizadas em vida pela Nadia, durante o tratamento de quimioterapia. Um momento que me impacta e me emociona”, salientou.

Na ocasião, mulheres que estão enfrentando a doença desfilaram com as perucas, demonstrando sorrisos e gestos de alegria com a iniciativa. As pessoas que quiserem contribuir com o projeto podem fazer doações na sede do Sindilojas. Há possibilidades da realização de uma parceria com empresas na área da beleza para a manutenção do Banco de Perucas.

Texto: Viviane Mariot

Foto: Douglas Rosa