José Rosa prestigia homenagem a empresário que recebe Medalha do Mérito Farroupilha

O empresário Glauber Pacheco, fundador da Freesurf, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, em cerimônia realizada no início da tarde desta terça-feira (23), no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A medalha foi entregue pela deputada Patrícia Alba (MDB), também proponente da homenagem. Autoridades do município de Gravataí, familiares, e colaboradores da empresa estiveram presentes ao ato. Na ocasião, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, esteve representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

A Medalha do Mérito Farroupilha, criada em 1995, é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A condecoração é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

Em sua fala, a deputada Patrícia Alba reconheceu a importância da marca (Freesurf) para o desenvolvimento da cidade de Gravataí, destacando a geração de emprego e renda da empresa e sua projeção nacional e mundial. A parlamentar salientou, ainda, a contribuição social de Glauber Pacheco. “A primeira pista de skate da cidade foi completamente custeada por ele. No período da pandemia, doou mais de mil máscaras produzidas pela sua empresa”, exemplificou.

Glauber Pacheco, em sua manifestação, agradeceu à Assembleia Legislativa pela distinção. O empresário saudou a presença de seus familiares e colaboradores da Freesurf. “Essa medalha não é só minha, é de todos vocês”, indicou. Ele admitiu que a medalha recebida vai fortalecer sua vontade de auxiliar a comunidade de Gravataí e na gestão social de sua empresa. “A vida toda me perguntaram por que Gravataí e o Rio Grande do Sul (RS), se Santa Catarina acena a todo instante com melhores condições. Eu, teimosamente respondo não, nós nascemos e crescemos em Gravataí, nosso berço é esse e eu amo a cidade, eu amo o RS. Aqui nascemos e aqui vamos ficar”, concluiu.

Conforme o presidente do Sindilojas Gravataí, a Freesurf se destaca pela sua trajetória de crescimento e empreendedorismo. “Glauber está de parabéns e este reconhecimento é muito merecido pela história e contribuição ao comércio varejista do nosso município. Cumprimento a deputada Patricia Alba (MDB) pela iniciativa, aos familiares e envolvidos nesta honraria”, destacou.

Presenças

Estiveram presentes na homenagem o presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Sérgio Galbinsky; a presidente da ACIGRA, Ana Cristina Pastro, vereadores de Gravataí, o ex-deputado e ex-prefeito de Gravataí, Marco Alba, familiares e colaboradores da empresa Freesurf. O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, através de um vídeo, associou-se a entrega da láurea.

Currículo

Nascido em Gravataí, Glauber Migliavacca Pacheco é fundador e proprietário da Freesurf, empresa instalada no município há mais de 30 anos. Surfista, identificou na paixão pelo esporte uma oportunidade de empreender, bem como propagar a cultura e os propósitos do surfe e do skate para a sociedade.

A Freesurf é uma marca consolidada e reconhecida no Brasil e no mundo. Ao todo, são seis lojas próprias – quatro no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina –, presença em mais de mil lojas de todo o país, 150 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos.

Além da questão econômica, Glauber também se destaca pelo papel social, participando ativamente de ações e mobilizações como a Campanha do Agasalho, a doação de máscaras para a população em meio à pandemia e a limpeza de praias pelo Litoral.

Glauber é casado com Manoela Pacheco e tem três filhos: Guilherme, Valentina e Nicolas.

Quanto orgulho em homenagear com a Medalha do Mérito Farroupilha alguém que tanto representa e contribui para Gravataí!

O Glauber, a exemplo da maioria dos empreendedores, iniciava a FreeSurf há 30 anos, movido por propósitos e pela sua própria força de vontade.

Hoje, a marca possui seis lojas da mais alta qualidade — quatro no RS e duas em SC —, gera 150 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos, contribuindo para a dignidade e autoestima de muitas famílias.

Isso sem contar a sua parceria em diversos projetos sociais da nossa cidade, como a Campanha do Agasalho, a Loja do Bem e o Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento da COVID-19. Também foi fundamental na primeira Parceria Público-Privada da história do município, custeando todo o projeto da nossa primeira pista de skate, que saiu do papel sem um centavo de dinheiro público.

Que esta honraria sirva para inspirar as suas novas conquistas, abençoar a sua trajetória e renovar o seu propósito.

Fonte: Assembleia Legislativa – Vicente Romano – MTE 4932

Colaboração: Viviane Mariot – MTB 11.342

Foto: Viviane Mariot

Rolar para cima