O tema A Nova Era do Instagram foi o foco de empreendedores no Sindilojas Gravataí

*Por Viviane Mariot, Jornalista.

Mentora da MultBiz, Aline Kremer, aborda criação de conteúdo que gera resultado.

Qual a Nova Era do Instagram? Como fica a produção de conteúdo diante de tantas ferramentas e possibilidades? O Instagram está entre as plataformas de mídia social mais influentes do mundo. No entanto, o mais importante para quem trabalha com rede social, ou deseja conhecer mais sobre esse mundo, é ficar antenado em tudo que está rolando.

Para falar mais sobre isso, o Sindilojas Gravataí em parceria com a MultBiz sediou mais um encontro de entrega de valor ao associado, porque conhecimento é o principal valor que se pode adquirir e que ninguém pode retirar.

O Instagram continua sendo um aplicativo visual, composto por imagens e vídeos e a tendência, segundo a Social Media da MultBiz, Aline Kremer, os vídeos estão entre as principais tendências do Instagram. E as fotos com baixo engajamento? O feed terminou? As estratégias mudaram. Como?

Para a designer profissional e mentora de empreendedores, uma nova era está chegando e é imprescindível entender o feed imersivo e o foco nos vídeos. “O CEO do Instagram anunciou nos últimos meses que o foco da rede não é mais em fotos, e sim vídeos. Unificaram a barra de vídeos com o Reels, tornando todos os vídeos agora em Reels. As imagens estão quase sem nenhum engajamento, pois o foco do Algorítimo são os vídeos”, explicou.

A base da estratégia de divulgação dos conteúdos para profissionais e prestadores de serviços, de acordo com Aline, é no feed, por meio de posts em formato de imagens. No entanto, essa estratégia tem se mostrado ineficaz nos últimos tempos e com o anúncio de tantas mudanças, cada vez mais o engajamento parece desaparecer. Sabe por quê?

Até o momento, o Instagram era focado na entrega da solução, melhores produtos, portfólio da empresa por meio do feed, colocando os stories como os bastidores da vida real, dicas rápidas e insights. Já os reels, os pockets de conteúdos práticos de até um minuto, sacadas, dicas, para atrair não seguidores e divulgar seu negócio para mais pessoas de forma orgânica.

Pesquisas apontam que o feed ainda é muito importante para a divulgação dos negócios, porém a ação representa mais uma vitrine e não informativo como antes. A mentora enfatiza que não é só de Feeds e Stories que se faz uma estratégia para divulgar uma empresa. “Existe uma série de elementos para serem analisados, conforme o caso”, esclareceu.

Com foco no Reels, por exemplo, pe possível criar carrossel, posts animados, e outros formatos que não seja apenas o tradicional, falando diretamente para a câmera. “Aliás, esse formato também está defasado”, alertou.

Um exemplo, é o Time Lapse, que é um vídeo que une sequência de imagens mostrando em menor tempo a realidade. “Me gravei trabalhando, e após acrescentei um áudio no qual eu falo a mensagem o que quero transmitir ao meu público aliado a um áudio viral de fundo”, acrescentou. Esse tipo de ação traz melhor performance de engajamento dos últimos tempos no perfil.

Outra tendência é o FeedCast que é um formato semelhante ao podcast, onde o centro da informação é o áudio. A ideia é abordar conteúdos animados, com frases ou dicas que antes eram imagens e agora se tornaram Reels aliado a um áudio viral, e no carrossel  trazendo “slides” em forma de vídeo, para postar em formato Reels para divulgar, por exemplo, serviços, informações relevantes, conteúdo.

A social media salienta, ainda, que conteúdos estáticos como carrossel e fotos são importantes durante a produção. “Apesar dos vídeos ganharem mais espaço e incentivo, os posts carrossel ainda tem a maior taxa médica de engajamento, mesmo com pouca diferença nos demais formatos”, indicou.

Entre as diversas dicas, Kremer destacou que imagens com conteúdo pessoal também são importantes para a construção do relacionamento e autoridade. A mentora da MultBiz informou que investir em outras redes sociais, repostando conteúdo, como no “You Tube e Tik Tok tem uma entrega ótima e aumenta possibilidades de conteúdo para mais pessoas de forma orgânica”, finalizou.

O evento contou com o patrocínio da Dona Rocha Semijóias e Acessórios, Clínica Estética Virtuosa, By Voice Casas Inteligentes e Mahogany. Para o diretor da By Voice Casas Inteligentes, Lineker da Silva, este é um encontro que agrega e reúne diversos segmentos, fortalecendo a integração da classe empresarial.