Empresários participam de palestra sobre Liderança Exponencial no Sindilojas Gravataí

A empresa parceira e associada do Sindilojas Gravataí, a MultBiz promoveu, na noite desta quinta-feira (14-07), palestra sobre Liderança Exponencial, ministrada pelo professor e consultor de negócios e liderança, Robson Borba. Em torno de 100 pessoas participaram do encontro, entre eles, gestores, empresários, profissionais liberais, vendedores e colaboradores.

“Engajamento”. Esta foi uma das primeiras palavras destacadas pelo palestrante, sobre a importância do engajamento como a primeira característica de uma empresa exponencial. Seus colaboradores são engajados? Pense nisso.

Conforme o professor, existem cinco tipos de liderança: o tradicional que é acostumado com metas e planilhas; o digitalizado que é voltado para a tecnologia; o environmental Social e Governance, que é o que pensa no planeta e no meio ambiente; o exponencial é o que entende e sabe lidar com pessoas e o transcendente que é o líder que gera sentimento de pertencimento, identificação com determinado propósito.

Entre os assuntos, foi abordado sobre o ambiente de uma organização, como por exemplo, a forma como um clima de entretenimento pode ajudar na cultura de inovação, a importância das pessoas como o principal aliado para o crescimento de uma empresa, sobre como o líder precisa se autoconhecer para se tornar um diferencial dentro de uma empresa e o desenvolvimento de habilidades de colaboradores e gestores, com a finalidade de pensar de forma exponencial.

Segundo o professor Robson Borba, o Código reptiliano se manifesta nas pessoas por meio de emoções despertadas, por meio de simples práticas do cotidiano de uma negociação de vendas que podem potencializar resultados, por meio da exploração de tomadas de decisões resultantes de processos mentais não conscientes.

A ideia de liderança exponencial é proporcionar e descobrir novos caminhos e possibilitar a exploração máxima de habilidades. Um caminho de novas possibilidades inovadoras e criativas. “O líder exponencial precisa ter as seguintes características: ter visão, ser futurista, promover impacto social, ser tecnológico e inovador”, descreveu.

Durante uma negociação, por exemplo, seja por meio de uma experiência de venda ou atendimento, pode ser despertado os seguintes sentimentos: Desafio, prazer, controle, pertencimento, poder, liberdade, segurança, família. O cliente pode se identificar com alguma destas características que podem trazer resultados promissores no fechamento de um negócio, por exemplo. Quais sentimentos você têm despertado no seu cliente?