Sindilojas Gravataí participa do 5º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho

Uma comitiva do Sindilojas Gravataí, composta por diretores e colaboradores, participou do 5º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, que aconteceu de 21 a 23 de outubro, no Guarita Park Hotel. O evento promovido pela Fecomércio-RS, que ocorre anualmente, foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira (21-10).

A palestra inaugural do 5º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, foi ministrada, pela Desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, presidente do TRT4 na gestão 2019-2021. Ao questionar o futuro do trabalho e da Justiça do Trabalho, a juíza trouxe aspectos do atual cenário para reflexão dos congressistas.

Na manhã de sexta-feira (22), o evento contou com a palestra online Reforma Trabalhista e a Revolução Tecnológica, ministrada pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministra Maria Cristina Peduzzi. A apresentação foi mediada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e abordou os impactos da revolução tecnológica nas relações do trabalho e o importante papel do Direito nesse contexto.

De acordo com o presidente interino do Sindilojas Gravataí, Roberto Buzato, essa evolução digital se potencializou com a pandemia. “E ainda se levarmos em consideração que temos uma Reforma Trabalhista, um ambiente político instável. Tivemos a oportunidade de conhecer aqui em Torres de aprender muito como estão as relações sindicais trabalhistas e sair daqui enriquecido e muito feliz levando este conhecimento para a gente trabalhar em Gravataí”, destacou.

Três temas amplamente discutidos na Reforma Trabalhista foram pautas da segunda palestra de sexta-feira (22). A advogada e professora Vólia Bomfim Cassar conduziu a palestra “A Arbitragem Trabalhista, Acordo Extrajudicial e Termo de Quitação Anual (abrangência e limites)”, com mediação do vice-presidente da Fecomércio-RS e coordenador do evento, Joel Dadda.

O Talk Show Direito do Trabalho na perspectiva da Justiça do Trabalho, do Setor Produtivo e do Movimento Sindical abriu a programação da tarde de sexta-feira (22). O debate reuniu o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Francisco Rossal de Araújo; o gerente geral jurídico das Lojas Renner, Carlos Henrique Barroso; e o presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores Ricardo Patah, mediados pelo advogado Flávio Moura.

A última agenda de sexta-feira (22) aconteceu bate-papo, mediado por Marcia Duarte, do Núcleo Jurídico da Fecomércio-RS, e contou com a presença do Subsecretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Mauro Rodrigues de Souza, e abordou diversos temas relacionados à tramitação processual sindical, como registro, enquadramentos, registro de diretorias, entre outros.

O Congresso terminou no sábado (23), com a palestra motivacional Liderança, Gestão de Negócios e União, ministrada pelo professor Adroaldo Lamaison. Na ocasião, teve motivação, música, descontração e muita reflexão sobre Liderança, Gestão de Negócio e União. O professor Adroaldo Lamaison, mediado pela vice-presidente da Fecomércio-RS, Isabel Ineu, envolveu os congressistas em temas comportamentais que fazem a diferença no dia a dia dos negócios.

O debate sobre Reorganização Sindical encerrou, no sábado (23), mediado pelo advogado e consultor trabalhista da Fecomércio-RS, Flavio Obino Filho. A mesa contou com a participação do advogado Alencar Ross; do presidente do Sindec Porto Alegre, Nilton Neco Souza da Silva; e do diretor da CNC e vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall´Acqua Júnior.

Do Sindilojas Gravataí, além do presidente interino e diretores, participaram o Gestor de RH, Rudimar Rosa, Vanessa Loureiro da Comunicação e Marketing, o Gerente Comercial, Everton Pacheco, do atendimento, Jécica Madre de Lima e da manutenção, Douglas Daniel dos Santos.

Segundo o grupo participante, foi um momento de muito aprendizado, enriquecedor e de trocas. “Uma oportunidade de conhecer outros colaboradores de outros sindicatos e trocar experiências”, salientou Everton.

Rolar para cima