Sindilojas Gravataí participa de palestra de conscientização alusiva ao Outubro Rosa, na sede da Cootracar

Com objetivo de promover a conscientização e alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, a Cooperativa de Trabalhadores, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis e Indústria e Comércio de Materiais Recicláveis – Cootracar realizou na tarde de sexta-feira (15-10), palestra e depoimento sobre o câncer de mama para colaboradoras da Cooperativa, na sede da Cootracar.

O evento contou com a palestra da nutricionista oncológica esportiva, Beatriz Mozer, que abordou o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce e formas de prevenção da doença. Beatriz é uma vitoriosa. Em 2006, aos 43 anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Então, a partir de 2007, abraçou a causa da prevenção e se tornou voluntária técnica do Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), uma ONG em Porto Alegre que trabalha há 28 anos para acolher pacientes com câncer de mama e seus familiares.

O Outubro Rosa é uma campanha anual que visa alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, disseminando informações e dados preventivos. Segundo Beatriz, este tipo de câncer é o mais fácil de ser detectado, já que a mama é uma glândula externa, e tem um percentual de cura acima de 95%, se diagnosticado no início. No entanto, quanto mais cedo diagnosticado, melhor, resultando em um menor índice de mortalidade. “Eu diagnostiquei assim [cedo], em exame de rotina, com a mamografia que pegou microcalcificações que nem eram palpáveis, só visíveis com este exame”, conta a nutricionista.

No mundo, o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, mas de 10, um homem possui. Beatriz explica que dependendo do grau de malignidade, o tumor pode duplicar de tamanho. “Mais de 1 milhão de mamografias não foram realizadas em virtude da pandemia.

Outro dado destacado pela palestrante, é que o Rio Grande do Sul está em segundo lugar em incidência de câncer de mama. Na ocasião, as colaboradoras da Cootracar conferiram informações sobre a anatomia da mama, lado externo e interno.

A nutricionista recomendou a auto palpação e visualização mensal, investigação de diagnóstico precoce, alimentação saudável como a ingestão de água, de alimentos naturais como frutas e verduras e atividade física.

Entre os fatores de risco citados durante a apresentação, estão o sedentarismo, o consumo de gordura, açúcar, farinha e alimentos industrializados, além do tabagismo.

Do Sindilojas Gravataí, participaram o Gestor de Marketing Digital, Marlon Möller, a Influencer Digital, Vanessa Loureiro e a Assessora de Imprensa, Viviane Paim Mariot.

Após a palestra, os participantes conferiram o testemunho da convidada Keli, que é uma vitoriosa de câncer de mama. Em torno de 50 colaboradoras da Cootracar participaram do evento, entre elas, catadoras, coletoras e triadoras.

Sobre o IMAMA:

ONG que existe há 28 anos em Porto Alegre. Foi transformada em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Realiza palestras informativas, também atua como apoio à pacientes com este câncer, dando suporte jurídico, nutricional e psicológico gratuito. Ainda, faz empréstimos, sem custos, de perucas e disponibiliza terapias que complementam o tratamento.

Rolar para cima