Sindilojas Gravataí e Sicoob abordam Educação Financeira para colaboradores

Encontro destacou Consumo Consciente.

Conhecer os princípios da educação financeira desde cedo faz toda a diferença na relação que você desenvolve com o dinheiro ao longo da vida. A educação financeira nunca esteve tão em evidência em virtude da crise mundial causada pela pandemia. Isso também se deve a fatores como a facilidade de acesso às informações através da tecnologia.

Na tarde da sexta-feira (02), o Sindilojas Gravataí, por meio do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – Sicoob Três Fronteiras, Unidade de Gravataí-Centro, promoveu um encontrou que destacou “Educação Financeira – Promovendo a Justiça Financeira”, na sede da entidade. O evento foi uma ação em conjunto da Agência Sindilojas e a Agência da parada 69 de Gravataí.

A palestra ministrada pelo Gerente de Relacionamento do Sicoob, Jader Ferreira Maciel, falou sobre a história do cooperativismo. “A primeira cooperativa de crédito do mundo, foi fundada em 1844, na Inglaterra”.

Conforme o Gerente do Sicoob Agência Sindilojas, Diórgenes Lautenschlaeger da Silva, a iniciativa foi pensada especialmente em propor este presente a equipe do Sindilojas Gravataí. “Que a nossa parceria promova o crescimento e o desenvolvimento de uma educação financeira saudável para todos”.

Na ocasião, o gerente apresentou os princípios cooperativistas e ainda falou de um dos aspectos mais importantes para a educação financeira: o consumo consciente. Desta forma, os colaboradores conferiram as seis perguntas importantes de se fazer na hora da compra:

  1. Por que comprar?
  2. O que comprar?
  3. Como comprar?
  4. De quem comprar?
  5. Como usar?
  6. E como descartar?

O consumo consciente pode ser definido como o ato ou decisão de consumo praticado por um indivíduo levando em conta o equilíbrio entre satisfação social, possibilidades ambientais e os efeitos sociais da sua decisão.

Os colaboradores do Sindilojas Gravataí conferiram ainda questões sobre prioridade de consumo, Meta Smart, distribuição de um orçamento saudável, sinais de alerta, dívidas, consciência financeira, e dicas de planejamento financeiro.

Rolar para cima