Abertura da Semana do Empreendedor aborda as tendências digitais num mundo de crise

“Empreender é uma das molas propulsoras da economia”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn na abertura da Semana do Empreendedor, evento inédito e on-line promovido pela Federação entre 5 e 9 de outubro. Segundo Bohn, em abril deste ano o Brasil tinha 10 milhões de microempreendedores individuais e com a pandemia, quando tantos postos de trabalham fecharam, empreender tornou-se uma necessidade. Na sequência, o CEO da Fabulosa Ideia, Rafael Terra, abriu a jornada de palestras abordando as “Tendências digitais e de negócios num mundo em crise”.

Para Terra são nos momentos de crise que devemos nos reinventar. “A crise tem que acelerar o que é importante. Temos dois momentos muito relevantes na vida: quando nascemos e quando descobrimos o nosso propósito no mundo. E empreender é colocar uma ideia em prática. Liste o que é mais importante para você, descubra o que realmente importa e esqueça todo o resto. Tenha foco no que você quer, no seu propósito”, afirmou o especialista em marketing digital.

Quando se fala em tendências digitais em tempos de crise, conforme disse Terra, a primeira coisa que se pensa é em implementar a transformação digital na empresa. “Mas transformação digital não é só aplicar em tecnologias, mas transformar a mente. A sociedade atual é a sociedade da atenção e as empresas investem dinheiro onde está a atenção das pessoas. E onde está nossa atenção? Nos smartphones, das redes sociais. E todos pensam: vou entrar no e-commerce para vender mais. Porém, se as pessoas não estiverem te dando atenção, você não terá sucesso”. Para Terra, antes de pensar em vender na web, é preciso criar um canal que chame a atenção do público. “Uma empresa tem que se ver como um canal de comunicação e só depois pensar em venda”, sentenciou.

Mas como fazer a transformação digital? O especialista elencou as tendências que, conforme ele, o empreendedor tem que “encarar”. Confira:

Repense seu negócio. O que as pessoas querem e precisam? O propósito de seu negócio está alinhado com isso? Dica: procure do Google Trends o que as pessoas mais buscam.

Você não precisa ter uma sede para seu negócio. Hoje a grande sacada é oferecer menos cafezinho e mais preço explícito e venda assertiva. Em todos os seus canais de comunicação têm que ter, em apenas uma frase, o que você vende, para quem você vende e qual seu diferencial.

Mostre teu site e tua marca para pré-adolescentes. Se eles não gostarem agora, não vão gostar daqui a cinco anos. Isso significa que sua comunicação e sua marca têm vida curta. Pesquisas mostram que os jovens têm acesso ao poder de compra cada vez mais cedo. Se você não for relevante para o adolescente agora, não será para o jovem adulto daqui a cinco anos.

Tenha sua marca com linguagem em vídeo. Cada vez mais as pessoas querem comprar assinaturas baratas e com muito conteúdo. Os canais de streaming estão cada vez mais fortes. Marcas devem ter gerar conteúdo em vídeo.

Troque os processos mais burocráticos de sua empresa por softwares. Isso vai agilizar e melhorar a vida de seu negócio.

Promova mudanças de cultura da sua empresa. Por exemplo: será que você precisa contratar pessoas que estão ao seu redor? O mundo está digitalizado! Tenha cabeças globais, que tenham novos e diferentes olhares para seu negócio.

Ofereça conhecimento constante. Os milleniuns, por exemplo, querem evoluir sempre. todo empreendedor que deseja engajamento de sua equipe deve saber que a moeda de troca é conhecimento. Anote: conhecimento é o novo entretenimento.

Faça anúncios pagos nas redes sociais direcionados ao seu público-alvo. Isso vai trazer pessoas para a sua marca, atenção para o que você está oferecendo.

Tenho escrita persuasiva nos seus conteúdos da web. Você tem que inspirar a comprar, criar gatilhos de urgência e escassez. Fala promoções, dê motivos para que as pessoas desejem adquirir seu produto.

Transforme seus clientes em embaixadores de sua marca. Potencialize os feedbacks das pessoas, dê protagonismo para os comentários de seus clientes nas redes.

Conecte-se com seu cliente, crie tribos e comunidades. Incentive a criação de grupos, conexão entre iguais. Gostamos de estar com pessoas iguais a nós. Mas crie comunidades de acordo com o comportamento de seu público, seja curador do conteúdo, a assinatura do grupo.
Contrate influenciadores que estejam alinhados com sua marca e propósito

Marcas precisam ser mais humanas e sustentáveis.

Por último e não menos importante, Terra disse que as pessoas, ainda mais durante a pandemia, querem consultoria. “Se tenho um restaurante, por exemplo, posso ensinar as pessoas a fazerem as refeições da semana em uma hora! Disponibilizar esse conteúdo em um canal da web. Lembre-se: o que você faz pode ser transformar em conhecimento? Conhecimento é o novo entretenimento”, finalizou.

A Semana do Empreendedor foi pensada como forma de orientar e atualizar os mais de 546 mil empreendedores representados pela Fecomércio-RS. Temas como formalização de negócios, a importância da saúde mental para empreender, ideias criativas, inovação e a importância da humanização e da diversidade nos negócios fazem parte dos debates da semana, que acontecerão ao vivo pelo site fecomercio-rs.org.br/semanadoempreendedor e pelo Youtube da Federação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento. Mais informações pelo e-mail eventos@fecomercio-rs.org.br. A Semana do Empreendedor Fecomércio-RS conta com o apoio do CRA-RS, Sebrae-RS, da Fajers e do Sindilojas Jovem – Regional Bento Gonçalves.

Fonte: Ascom/Fecomércio RS

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