Nesta quinta-feira (01-10) é dada a largada às diversas ações alusivas ao Outubro Rosa. O Sindilojas Gravataí, por meio da Comissão Sindimulher, está distribuindo rosas a todas as mulheres que visitarem a sede e subsede de Glorinha.
Paralelamente a esta atividade, o primeiro dia de cada mês é celebrado o Dia da Mudança que visa conscientizar a comunidade sobre os cuidados ao meio ambiente. Especialmente nesta data, as unidades do Sindilojas estarão distribuindo gratuitamente mudas de plantas aos visitantes.
Ações de Alerta à comunidade
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero. A recomendação é que as mulheres façam seus preventivos anualmente, como forma de prevenção.
Dia da Mudança para mudar a forma de pensar
A atividade faz parte do Projeto Amigos do Planeta que é mantido pelo Sindilojas desde 2007. A iniciativa tem como foco a sustentabilidade ambiental. Além do Dia da Mudança, são mantidas ações de coleta de lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, eletroeletrônicos em desuso e pilhas e baterias. O Dia da Mudança tem por objetivo mudar a forma de pensar, ou seja, conscientizar a comunidade sobre as boas práticas ambientais.
Outras práticas complementam o Projeto Amigos do Planeta, como a reutilização de papel nas impressões e a separação do lixo para reciclagem. O Sindilojas também atua em sintonia com a preservação do meio ambiente, através do consumo consciente de água e energia em suas instalações.
Diante deste período de pandemia, sempre é importante fazer a diferença na vida das pessoas. E, o Sindilojas, com o apoio do Sindimulher tem cuidado muito bem deste lado social. O simples gesto da entrega de uma rosa e de uma muda de planta, mostra o quanto a entidade olha para questões voltadas para a saúde e para a preservação do meio ambiente.
De acordo com o presidente José Rosa, o gesto é simples, mas incentiva as pessoas a destinarem uma área para cultivar estas sementes em sua casa ou empresa. “Não importa o tamanho da planta. O efeito sobre a consciência de cada um é o hábito de cultivar uma vida mais saudável a partir de pequenas mudanças”, salientou.
Conforme a coordenadora do Sindimulher, Cerli Dal Santo, está sendo programado uma ação para as mulheres que em breve será divulgada. ““Alerte as pessoas ao seu redor e demonstre sua preocupação por eles. Uma doença muito comum em mulheres, mas que pode também surgir em homens”, enfatizou.