Sindimulher faz o lançamento do Projeto Ester na Subsede em Glorinha

Iniciativa visa combater a Pobreza Menstrual e criar um Banco de Absorventes.

O Sindilojas Gravataí, por meio do Sindimulher, lançou o Projeto Ester – Somos Todas Irmãs, na noite desta terça-feira (28), na subsede em Glorinha. O Projeto já tinha sido lançado em Gravataí e esta foi a vez da sociedade de Glorinha conferir a iniciativa que tem como objetivo atender a necessidade de mulheres em vulnerabilidade social, combater a pobreza menstrual e criar um banco de absorventes.

A solenidade de lançamento contou com a entrega dos absorventes realizada pelo presidente do Sindilojas, José Rosa, o ginecologista Dr. Marcelo Leone e demais integrantes do Sindimulher para a coordenadora do Projeto, Mara Pacheco e à Pastora Margarida Conceição que receberam centenas de absorventes aonde serão encaminhados às mulheres cadastradas no Projeto.

A coordenadora do Projeto, Mara Pacheco, responsável pela criação do Projeto, identificou a pobreza menstrual quando se deparou com uma menina que estava no culto e, naquela ocasião, a moça visitava com muita frequência o banheiro. Preocupada, Mara questionou a moça e verificou que a estudante utilizava papel higiênico fazia dias. Desde então, além do Sindilojas/Sindimulher, várias entidades apoiam o Projeto Ester. A ideia é promover visibilidade a fim de trazer maior qualidade de vida para estas meninas.

Na ocasião, o médico ginecologista Dr. Marcelo Leone da Uniclínica, contou a história de como surgiu a ideia do absorvente. “Na época da guerra, o mesmo pano que usavam para estancar o sangue dos soldados, surgiu como controlar o sangue menstrual”.

Marcelo Leone apresentou os diferentes tipos de absorventes e destacou o impacto ambiental dos descartáveis. Os participantes conferiram o modelo de tecido confeccionado pelas entidades parceiras.

Atualmente, o Projeto Ester conta com o apoio do Sindilojas Gravataí/Sindimulher, 020 Têxtil, Dr. Marcelo Leone-Uniclínica, Artesã Danielle Salvador, Igreja Assembleia de Deus, Prefeitura Municipal de Gravataí e  Comissão de Saúde da Mulher.

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, agradeceu a presença e o apoio de todos os envolvidos neste Projeto e falou da importância da união entre as entidades. A coordenadora do Projeto, Mara Pacheco, destacou o engajamento de empreendedores que estão buscando fazer o bem em tempos de pandemia.

Participaram representantes de entidades, diretores do Sindilojas, empresários, pastores e pastoras de diferentes igrejas que se interessaram em ajudar, lideranças, conselheiros tutelares e demais convidados.

Rolar para cima