Sindimulher e Sicoob abordam Inteligência Financeira para Mulheres

A Comissão Sindimulher do Sindilojas Gravataí, em parceria com o Sicoob, realizou palestra sobre Inteligência Financeira para Mulheres e os desafios para mudanças no comportamento feminino em ter uma vida financeira mais saudável. O evento, que aconteceu na noite desta terça-feira (12-04), na sede do Sindilojas contou com a presença de empresárias integrantes da Comissão Sindimulher e atuantes no Projeto Garotas Brilhantes.

O tema, ministrado pela Gerente Geral do Sicoob de Canoas, Lislaine do Nascimento, trouxe abordagens fundamentais para reflexão entre o público feminino num período pós pandemia, onde o cenário é de retomada da economia.

O que é Inteligência Financeira?

A inteligência financeira, segundo a gerente do Sicoob, é ter equilíbrio financeiro, ter planejamento, realizar projetos, ter recursos para enfrentar situações imprevistas, saber comparar produtos financeiros, fazer escolhas conscientes, cuidar com as fraudes, evitar o estresse financeiro e poder realizar sonhos.

Como reduzir Gastos?

Entre as dicas, para a redução dos gastos apontadas durante o evento, estão o envolvimento da família com a realidade financeira, fazer uso consciente de cartões de crédito, evitar o parcelamento, optar pelo menor prazo do empréstimo, evitar comprar por impulso, evitar multas e manter as contas em dia e planilhar cheques emitidos.

Em tempos de instabilidade, é importante traçar objetivos e metas para a realização de um planejamento financeiro. Além disso, importante refletir sobre onde se quer chegar e qual o significado que você dá ao dinheiro.

Fatores emocionais interferem no consumo

Para Lislaine, fatores emocionais estão entre os principais motivos que levam milhares de pessoas ao consumo por impulso. “As nossas emoções e sentimentos interferem diretamente na nossa tomada de decisão sobre a inteligência financeira”, salientou.

Evite o Endividamento

E, por fim, as mulheres participantes conferiram as estratégias para sair do endividamento. Evitar o uso do cartão de crédito, não usar cheque pré-datado, evitar empréstimos, não antecipar 13º de férias e IR, buscar receita extra, reduzir despesas, renegociar ou liquidar dívidas, mapear gastos, tomar consciência da situação.

Rolar para cima