A subsede Glorinha em parceria com o Sebrae RS realizou live na noite desta segunda-feira (07-07), sobre estratégias eficientes para seu negócio no período de pandemia. Com a crise em virtude do Covid-19, as empresas precisaram se reinventar para acompanhar as mudanças e definir estratégias diante do atual cenário.
O encontro online foi ministrado pela responsável do setor de Relacionamento com Clientes do Sebrae, Gaia Sarmento Rauber, que na ocasião apresentou um vídeo com dicas básicas da Consultora do Sebrae, Ana Carolina Borges.
CONFIRA AS TRÊS DICAS PARA SUPERAR A CRISE NO SEU NEGÓCIO:
1) Saiba o pico do seu negócio, seu novo ponto de equilíbrio – este indicador vai te ajudar a medir o volume mínimo de faturamento para que sua empresa não tenha prejuízo. Abra mão da sua rentabilidade e não tenha lucro neste momento;
2) Avalie seu fluxo de caixa; tenha em mente as principais receitas e despesas para os próximos três meses. Caso seu saldo seja negativo, avalia as renegociações que poderá fazer ou verificar as linhas de crédito disponíveis;
3) Reinvente seu negócio. As mudanças já chegaram e tendem a mudar o comportamento do consumidor. Qual o problema do cliente que sua empresa pode resolver?
Mantenha diálogo com seus clientes, colaboradores e fornecedores e com seus parceiros de forma que possa reinventar o seu negócio.
Conforme Gaia, é fundamental entender que o consumidor de antes da pandemia não é o mesmo que o de agora e do futuro. As pessoas estão buscando empresas mais responsáveis com seus stakeholders que são impactados pelas ações da atividade da empresa. A empresa precisa oferecer algum valor para os seus clientes, funcionários, comunidade e entregar dentro de seus produtos e serviços algo de valor percebido pelos clientes.
Durante o encontro virtual, foi criado juntamente com os participantes um MarketPlace. Segundo a profissional do Sebrae, este é o momento ideal para investir nesta plataforma. “A forma mais barata, fácil e rápida de empreender online. Um marketplace é como um shopping virtual. Trata-se de uma plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Nela, os clientes podem comparar os profissionais e escolher qual se adequa melhor às suas necessidades. Então, foi criado esta ferramenta para pequenos empresários poderem ofertar seus produtos e serviços”, esclareceu.
A ideia, de acordo com Gaia, é disponibilizar ao empresário de Glorinha um espaço para divulgar seus produtos e serviços. A partir desta parceria do Sindilojas de Glorinha com o Sebrae, está sendo ofertado assistência aos microempreendedores, de forma que eles possam atuar em plataformas assertivas para alavancar as vendas online por meio de uma vitrine virtual.
A live abordou sobre a importância de tomar qualquer decisão a partir do fluxo de caixa. Investir em produtos que trazem retorno. O ambiente externo é dinâmico e instável. É fundamental olhar de forma interna para seu negócio e adotar uma gestão bem alinhada. Cada negócio tem a sua peculiaridade. Para cada segmento, existe uma estratégia peculiar. Por outro lado, uma mesma ação pode dar certo para diferentes segmentos.
Em virtude da pandemia, os clientes estão cada vez mais exigentes com a questão da higienização. Estamos vivendo em plena era digital que com a crise do coronavírus, o uso da tecnologia se intensificou juntamente com um período de inovação, flexibilidade e adaptação.
Um momento de unir forças, trocar ideias e experiências, compartilhar custos com colegas empresários, compartilhar conhecimentos. Este é o caminho para fortalecer o comércio de Glorinha.
Outro aspecto apontado é o investimento nas redes sociais. Analisar o teu negócio e ver qual estratégia será efetiva.
Entregue Valor! O que as pessoas estão precisando hoje que eu posso resolver? Qual o problema que minha empresa resolve?
Como você pode explorar este atributo do teu produto de forma que possa impactar o teu cliente?
A próxima live está prevista para o dia 21 de julho, às 19h, que destacará 6 dicas para Renegociar suas Contas. Fique ligado e acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.