Reunião virtual conta com Prefeito, Vice Prefeito e entidades locais.
No último dia 22 de março, o OSBG reuniu o seu Conselho de Administração, Conselho Consultivo e Entidades da sociedade civil de Gravataí para um diálogo com o Prefeito Luiz Zaffalon e o Vice-Prefeito Dr. Levi que responderam com esclarecimentos sobre a situação das estruturas físicas disponíveis, equipamentos, insumos, medicamentos e vacinas disponíveis e as aquisições a serem efetuadas para o enfrentamento ao Covid-19. Diante da velocidade no aumento das contaminações e internações ocasionaram muitos problemas que exigem diariamente respostas e ações na mesma velocidade.
Na reunião virtual realizada pelo OSBG foi possível abordar as dificuldades e possibilidades com proposições das entidades e empresários em contribuir de forma organizada para atenuar os problemas gerados pela pandemia.
Os administradores do município explanaram sobre o trabalho que vem sendo realizado no enfrentamento ao covid-19, principalmente o que está sendo efetuado pela administração na última semana em que se teve um aumento descontrolado das infecções e na superlotação nas estruturas da saúde hospitalar, UPA e UBS, além da carência de profissionais da saúde especializados para o aumento no atendimento de pessoas contaminadas.
Além dos representantes do executivo municipal estiveram presentes na reunião o presidente do Sindilojas Gravataí, José Nivaldo da Rosa; o presidente da OAB – Subseção Gravataí, Dr. Deivti Dimitrios; GTI, Nielsen Specht; Loja Maçônica Estrela Farroupilha, Alex Alves; Loja Maçônica Liberdade e Confiança, Carlo Spanholi; Loja Maçônica Cidade de Gravataí, os empresários José Luiz Luz, Pedro Vitor Horstmann; Rudi Nelson Markiewicz, Ronauro Kepler, João itamar Santos Silva e o cardiologista, Dr.Edson Ferreira; os presidentes do Observatório Social (OSBG), do Conselho de Administração, Luiz Fernando Rodrigues, e do conselho consultivo, Marco Diniz, e os demais conselheiros Eloiza Espírito Santo, Luiz Menezes Meneghini, Dirceu Silveira, Rodrigo Silva e Carla Fátima Pereira.
As entidades estarão organizando uma proposta colaborativa para contribuir com a sociedade gravataiense no enfrentamento das dificuldades sociais e na saúde ocasionadas pelo alto número de contaminados pelo covid-19.
O OSBG com base nos seus valores (a) Transparência nas ações; (b) Apartidarismo político; (c) Efetividade nos resultados; (d) Comprometimento com a justiça social; (e) Ética no comportamento; (f) Imparcialidade nos posicionamentos; (g) Independência e autonomia nas ações de controle social; e (h) educação como agente de transformação; prima pelo trabalho técnico, voluntários capacitados, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das licitações, compras públicas e da transparência, em nível municipal, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos no poder executivo e legislativo. Além disso, o OSBG atua em outras frentes, monitoramento da produção e monitoramento das atividades da Câmara Municipal; e em projetos de educação fiscal e para cidadania demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos, e a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando a qualidade e valor nas compras públicas.
No próximo dia 07 de abril, o OSBG estará comemorando o seu aniversário de fundação ocorrido no ano de 2016. O compromisso com a sociedade com base na missão, visão e valores com transparência e ações de controle social e educação fiscal e para cidadania fazem com que o OSBG persevere também na luta contra a pandemia do coronavírus buscando posicionamentos e ações efetivas de quem por dever em sua natureza precisa ser ágil no atendimento das necessidades da população.
O Observatório Social do Brasil – Gravataí e Glorinha (OSBG) integra o Sistema Observatório Social do Brasil (OSB) é um espaço de controle social, democrático e apartidário, para a prática da cidadania, bem como reúne o maior número possível de voluntários e entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a correta aplicação dos recursos públicos. Neste sentindo o olhar do controle social para aplicação dos recursos públicos frente a pandemia do coronavírus tornou-se uma das prioridades e foram intensificadas.