Sindilojas Gravataí mobiliza mais de 100 empresários para evento Pós-NRF 2023

Comitiva reúne representantes do comércio de Glorinha e Sindilojas Cachoeirinha.

O Sindilojas Gravataí reuniu mais de 100 empresários da região para conferir as tendências do maior evento de varejo do mundo direto para o seu negócio – NRF’s Big Show 2023, na manhã dessa segunda-feira (20-03), no auditório do Sistema Fecomércio-RS, em Porto Alegre.  O encontro foi ministrado pelo especialista em Varejo e Consumo e coordenador de Projetos do Sebrae, Fabiano Zortea.

O Pós-NRF 2023, promovido pela Fecomércio-RS, destacou as possibilidades e estratégias de marketing que empresários podem utilizar nos seus negócios, com a aceleração do mundo digital e o comportamento do consumidor neste contexto. Zortea falou da necessidade de reinventar o varejo para acompanhar as mudanças do mercado.

Entre os assuntos abordados, estão a Jornada do Consumidor e pontos de fricção no varejo; Experiências de consumo na loja física e Revenda. O encontro contou com painéis com vice-presidentes e executivos da Fecomércio-RS.

Zortea enfatizou sobre a importância da venda do acolhimento, o uso do digital para vendas, como o whatsapp, com foco na inovação, além de promover ações no espaço físico que possam viralizar na internet. “São muitas as estratégias com custo zero”, salientou.

Entre os cases de sucesso apresentados pelo especialista, está a realidade aumentada, isto é, o cliente projeta o produto no espaço físico, o que possibilita uma melhor experiência de compra ao consumidor. “39% dos consumidores afirmam que sairão mais de casa nos próximos 5 anos”, comentou.

Entre as dicas, Zortea falou das diversas formas de incentivar o contato com o cliente, promovendo conexões entre a sua marca e o consumidor e impactando o varejo com memórias positivas. Durante os painéis, vice-presidentes e executivos da Fecomércio-RS destacaram que agregar ações diferenciadas no seu negócio. A diretora do Senac de Gramado, Sandra Daniela Barbosa, falou da experiência que conferiu numa loja de cosméticos em Nova Iorque, onde o diferencial estava na disponibilidade de uma consultora de beleza no espaço que dava dicas de maquiagem. “Isso atraiu o público feminino”, afirmou.

Para a diretora do Senac Gramado, a gente não faz empresa, a gente faz time, por meio de capacitações para desenvolver habilidades comportamentais. “Toda empresa deve estar voltada também para o desenvolvimento de equipe com técnicas comportamentais. É fundamental engajar a tua equipe”, esclareceu.

Por fim, Fabiano Zortea, que acompanhou a comitiva da Fecomércio-RS na NRF 2023, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de janeiro, em Nova Iorque, ressalta que foi uma experiência incrível, mas que o olhar crítico deve ser considerado. “É olhar para o seu negócio, repensar sobre tomadas de decisões, na promoção de novas experiências de compra, nas mudanças e tendências do mercado, sempre atento ao comportamento do consumidor”, argumentou.

O “Pós-NRF 2023” reuniu cerca de 400 pessoas, entre presidentes de entidades ligadas ao varejo, representantes de sindicatos, lideranças políticas, empresários, estudantes, e demais convidados.

Rolar para cima