O Sindilojas Gravataí esteve representado no Fecomércio-RS Debate, realizado nesta terça-feira (22/04), na Casa do Comércio Gaúcho, em Porto Alegre. O presidente da entidade, José Rosa, e o diretor Nelson Robert Schonardie participaram do encontro, que reuniu mais de 130 pessoas para discutir os desafios e impactos da transição da Reforma Tributária.
Com o tema “Reforma Tributária – transição na prática”, o evento contou com a presença de especialistas como o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves; o auditor-fiscal da Receita Federal, Marcos Flores; e o diretor da Fecomércio-RS e ex-presidente do Sescon-RS, Flávio Ribeiro. O debate abordou as mudanças previstas com a implementação do novo sistema tributário, como a substituição de seis tributos (PIS, Cofins, IOF Seguros, IPI, ICMS e ISS) por um IVA Dual — composto pelo CBS (federal) e IBS (estadual/municipal) — além da criação do Imposto Seletivo.
Durante as apresentações, os palestrantes explicaram o cronograma de transição, que começa em 2026, e enfatizaram a necessidade de adaptação dos sistemas empresariais, especialmente para o ano de testes. Também foram discutidas questões como o novo modelo de arrecadação, as obrigações acessórias, o destaque do IBS e CBS na nota fiscal, o sistema de cashback, e os impactos sobre o comércio exterior e o setor imobiliário.
Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas com os especialistas. A condução foi feita por Flávio Ribeiro e pela gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Tatiane Correa.
A próxima edição do Fecomércio-RS Debate será no dia 26 de maio e contará com a palestra “Rebeldes têm asas”, ministrada por Rony Meisler, fundador da marca Reserva.
Em caso de dúvidas sobre os temas abordados no evento, o Sindilojas Gravataí está à disposição para orientar seus associados e empresários locais.
Foto – Uillian Vargas (@UillianVargasfoto-)