Diretora da entidade conta a experiência no curso Ambientes de Inovação.
O Lab Fecomércio-RS, o mais novo hub de inovação do Rio Grande do Sul, localizado na Sede da Fecomércio-RS é um espaço exclusivo para o empreendedor brasileiro. É o lugar onde é possível encontrar informações e conteúdos relevantes para a gestão eficiente do seu negócio. O ambiente será inaugurado no início do mês de maio.
Com objetivo de acelerar seu negócio e conectar o hoje e o amanhã com a celeridade que o tempo de agora nos impõem, desse projeto, sairão empresas com o foco em desenvolver o nosso sistema e o nosso Estado, disseminando a cultura da inovação e do empreendedorismo.
Da subsede Glorinha, do Sindilojas Gravataí, a diretora da entidade, a empresária Virgínia Knobeloch, participou por duas tardes online e dois dias presenciais voltados para atividades de formação do curso de Ambientes de Inovação, promovido pela Consultoria F2. Os encontros têm por objetivo formar agentes com iniciativas inovadoras, que fortaleçam os ecossistemas locais e provoquem atividades que gerem soluções para o comércio e seus associados.
Para Virgínia, participar do Lab da Fecomércio-RS, foi um período de muita aprendizagem e satisfação em fazer essas conexões. “Espero ter correspondido e levado bem o nome do Sindilojas Gravataí e Glorinha para este projeto”, salientou.
O trabalho em grupo contou com a parceria do Sebrae, no curso Ambientes de Inovação. Os participantes puderam apresentar seus negócios e simular essas conexões num ambiente de inovação interna e externa. Na opinião da Virgínia, a prática do cenário do que acontece no Lab da Fecomércio-RS com empresários de Gravataí e Glorinha é muito favorável à realidade . “A ideia é fomentar o comércio com a visitação de empreendedores, do Sindilojas ao Lab, vivenciando as experiências e trazendo para a realidade na prática. Outra alternativa, conforme Virgínia, está em envolver as escolas em visitas no Lab Fecomércio-RS. Outro aspecto destacado, ainda, é manter o Sindicato em contato e em conexão com o que acontece no Lab para manter o empreendedor informado sobre o que acontece neste espaço inovador. “A ideia sugerida é para que seja criada uma agenda entre o Sindilojas e o Lab, para a realização de um encontro mensal com o Lab da Fecomércio-RS, para que empresários e sindicatos possam estar conectados e atualizados”, enfatizou.
Outro ponto, foi a parceria do Sebrae com alguma instituição de ensino, para a realização de um pocket de curso de 18 horas. “Levar uma pessoa do Sebrae e uma da instituição de ensino, a fim de promover a inovação e tecnologia para negócios tradicionais. Interessante trazer isso também para a ponta. Isto é, trazer para o comércio”, sugeriu Virgínia.
Na opinião da empresária, trata-se de um espaço muito interessante que promove desenvolvimento e conecta com as empresas em inovação. “Foi um contato com uma cultura de inovação com espaços físicos atraentes e modernos com custo acessível ao empreendedor de Gravataí e Glorinha. Só de estar lá a gente se sente motivado para fazer coisas diferentes”, relatou.
O curso, segundo a diretora do Sindilojas, oportunizou a troca de experiências e muitas reflexões, possibilidades e alternativas de ações para praticar com o comércio local.
Estrutura do Lab Fecomércio-RS:
Com 1.000 m², o espaço, que ocupa todo o segundo andar da sede administrativa da Federação, conta com estúdios para: livestream, podcast, estúdio foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação que contam com paredes riscáveis, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo. Um dos destaques do local é o “MetaLAB” espaço para imersão no metaverso. Esta experiência imersiva será possível vivenciar no mais novo óculos Quest 2, lançado recentemente pela Meta (empresa do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg).
Além disso, o local servirá como incubadora, que além da estrutura física citada, promoverá programas de mentorias com docentes especialistas em inovação e profissionais com vivência no mercado, para desenvolvimento das startups incubadas. O espaço também contará com programas de inovação aberta, onde serão lançados desafios às startups para entregarem suas soluções às problemáticas identificadas pelo setor terciário.
Conheça as Siglas do Ambiente de Inovação:
ALI – Agente local de Inovação. Programa de consultoria com escopo de inovação para pequenas negócios. Promovido pelo Sebrae;
ELI – Ecossistemas de Inovação para municípios – promovido pelo Sebrae.
Confira as instituições que podem ser localizadas recursos para inovação e criação de startups: FAPERGS, FINEP, CNPQ, INOVARS.
Visita ao Instituto Caldeira da Fecomércio
O Instituto Caldeira da Fecomércio-RS é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul, promovendo a inovação, conectando todos que são apaixonados pelo tema.